Sondagem Intercampus TVI/Público/TSF: PàF com 3 pontos de vantagem sobre PS
Estudo revela forte bipolarização do voto, com os dois principais blocos a conseguirem 77,1% das intenções de voto. A coligação começa esta Tracking Poll com 40,1%, 3 pontos percentuais acima do PS que convence 37,1% dos inquiridos.
Corpo do artigo
A projeção das intenções de voto, distribuindo um número relativamente elevado de indecisos (18,5%), foi realizada com base na "média do comportamento eleitoral dos portugueses" em eleições passadas. É essa projeção que revela a coligação PSD/CDS com 40,1% das intenções de voto, 3 pontos percentuais à frente do PS, que convence 37,1% dos 753 inquiridos. A CDU surge como a terceira força política neste estudo, com 6,3% das preferências, o Bloco de Esquerda recolhe 4% das intenções de voto, e os outros partidos 3,5%. Neste estudo da Intercampus, para TVI, Público e TSF, 9% dos inquiridos confessaram que vão votar branco ou nulo.
O que é uma Tracking Poll
A partir desta segunda-feira e ao longo da campanha eleitoral, a Intercampus realiza uma Tracking Poll diária, e vale a pena explicar o conceito.
Se uma sondagem pode ser encarada como uma fotografia de um dado momento, uma avaliação pontual de um dado fenómeno, uma tracking poll é um conjunto de fotografias em movimento, "tiradas" dia a dia. É, no fundo, uma espécie de filme estatístico que pode ajudar a revelar tendências, neste caso sobre a intenção de voto nas legislativas de 4 de Outubro.
Este estudo da Intercampus para a TVI/Público/TSF é baseado em 750 entrevistas no primeiro dia (hoje) a que se juntam mais 250 inquiridos no segundo dia (amanhã). Depois, ao longo da campanha eleitoral, a essa amostra de mil inquiridos, dia a dia, são retiradas as 250 entrevistas mais antigas, e acrescentadas outras 250, mantendo a amostra no milhar de indivíduos.
Ficha técnica
O trabalhio de campo foi realizado entre 18 e 20 de Setembro, com o objectivo de conhecer a intenção de voto nas próximas legislativas. O universo é a população portuguesa com mais de 18 anos, e recenseada para votar nas próximas eleições. A amostra é constituída por 753 entrevistas, distribuídas proporcionalmente por sexo, idade e região. Foram realizadas 290 entrevistas na região Norte, 181 no Centro, 198 em Lisboa, 53 no Alentejo, e 31 no Algarve. A taxa de resposta foi de 56,7%, e para um índice de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,5%.