


Jornalistas italianos dizem ter sido alvo de disparos russos "intencionais" em Kherson
Repórter Claudio Locatelli relata ter perdido "algum sangue" após o veículo em que seguia com Niccolò Celesti ter sido atingido.

Canadá inclui as duas filhas de Putin no novo pacote de sanções à Rússia
Ekaterina Tikhonova e Maria Vorontsova já fazem parte das listas de sanções da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido e Japão.

Oligarca russo garante que "90% dos russos são contra a guerra"
O magnata Oleg Tinkov considera que não há "um único beneficiário desta guerra louca".

Reportagem TSF. "Espero que regressem ou mergulhem fundo na Europa. Talvez em Portugal"
Mykolaiv é uma cidade cada vez mais deserta. Nas últimas horas, quase 20 mil pessoas deixaram a cidade. Os bombardeamentos russos aliados à falta de água fazem temer o pior. No mercado das flores, Konstantin, um homem de 36 anos, compra rosas para o aniversário da mulher.

Uso da máscara reavaliado, aperta o cerco a Mariupol e outros destaques TSF
O general Luís Pinto Ramalho disse à TSF que, no Donbass, uma "ação ofensiva russa bem-sucedida na região pode isolar tropas ucranianas".

Rússia expulsa 36 diplomatas belgas e neerlandeses como represália
A Rússia convocou ainda o embaixador do Luxemburgo para "protestar firmemente" contra a expulsão de um diplomata russo do país.

Portal russo fala em pelo menos 37 mortos no naufrágio do Moskva
A bordo do navio estavam cerca de 500 pessoas.

Líder checheno pró-Moscovo prevê queda de Mariupol nas próximas horas
Ramzan Kadyrov disse que a cidade portuária no leste da Ucrânia será conquistada ainda esta terça-feira.

Rússia acusa EUA e aliados de quererem guerra "até ao último ucraniano"
Ministro da Defesa russo reafirmou que a intervenção russa visa "libertar as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk".

Donbass: "Ação ofensiva russa bem-sucedida pode isolar tropas ucranianas"
A região do Donbass é uma zona de confronto entre ucranianos e forças separatistas pró-russas há oito anos. O general Luís Pinto Ramalho lembra na TSF que este não é um local desconhecido para a Ucrânia e defende que o possível isolamento das tropas ucranianas é "uma situação complicada".

Ex-primeira-ministra diz que com Putin "a Europa está em perigo"
Yulia Tymoshenko, líder da Revolução Laranja de 2004, apelida Putin de "bárbaro e fascista", sendo que a estratégia do Presidente russo "é atacar a cidade mais ocidental".

Brasil defende continuidade da Rússia no G20
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil defende que a exclusão da Rússia do G20 não ajuda a solucionar a guerra na Ucrânia.

Reportagem TSF. Cruz Vermelha pede corredores humanitários em Kherson
Nadia, uma mulher de 35 anos, para o carro junto ao primeiro posto de controlo das forças ucranianas, na estrada que liga Kherson a Bashtanka, Viaja com os dois filhos, de 9 e 14 anos. Parece desorientada, pede-nos ajuda para chegar até Odessa. A fita branca que traz pendurada no retrovisor do carro deixa perceber a origem: Kherson, a cidade mais a sul ocupada pelo exército de Moscovo. As autoridades russas obrigam os civis da cidade a utilizar uma fita nos carros e no braço, tal como os soldados russos, o que transforma os civis em potenciais alvos.

Moscovo acusa Kiev de planear atacar igrejas durante Páscoa ortodoxa
Mais de 70 grupos móveis em veículos todo-o-terreno, equipados com morteiros, foram preparados para "invadir templos e igrejas ortodoxas na noite de Páscoa e culpar os militares russos".

Britânicos capturados por russos pedem para serem trocados por oligarca
Famílias de Shaun Pinner e Aiden Aslin garantem que os dois homens não são mercenários e devem ser tratados como prisioneiros de guerra.

Rússia intensifica ataques no Sul e no Leste da Ucrânia
A informação foi anunciada pelo Ministério da Defesa russo, que adiantou que alguns dos pontos de concentração e equipamento militar destruídos estavam perto de Mykolaiv, Barvenkovo, na região de Kharkiv, Popasna, na região de Lugansk, e Yampol e Kramatorsk, na região de Donetsk.

Rússia diz que sanções podem afetar 200 mil empregos em Moscovo
O autarca de Moscovo adianta que as autoridades aprovaram um programa de ajuda aos trabalhadores afetados e que prevê a aplicação de três milhões de rublos (33 milhões de euros) do Orçamento do Estado.

Reportagem TSF: "Já não é seguro estar aqui." Mykolaiv bombardeada três vezes num dia
É o presidente da câmara, Oleksandr Syenkevych, quem o reconhece: a cidade deixou de ser um abrigo aceitável para quem ainda não saiu dela. O conselho é o de que o façam.
