"É pura ilusão pensar que construir muros resolve o problema do movimento dos migrantes"

"É pura ilusão pensar que construir muros resolve o problema do movimento dos migrantes"

Pelas linhas das mãos passam-lhe os dramas de milhares de migrantes. E não há luvas que amaciem as vidas que se perdem. Jurista e sócio fundador de uma das mais importantes sociedades de advogados portuguesas, antigo juiz do Tribunal Constitucional, militante socialista, ex-ministro da Presidência e da Defesa num dos governos de António Guterres, António Vitorino foi ainda comissário europeu com as pastas da Justiça e dos Assuntos Internos e é agora diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Mulheres padres: "Será quando Deus quiser"

Mulheres padres: "Será quando Deus quiser"

D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, está esta semana Em Alta Voz, programa da TSF e do Diário de Notícias. O Bispo admite que a Igreja há muito deveria ter dado mais atenção às denúncias de abusos sexuais, não acredita que o fim do celibato acabe com a crise de vocações, avisa que o Estado nem sempre tem apoiado como devia as instituições da igreja que apoiam os mais desfavorecidos e, sobre a possibilidade de as mulheres virem a ser ordenadas sacerdotes, responde: "Será quando Deus quiser."

Gunter Pauli, o Steve Jobs da Sustentabilidade

"Nunca poderemos esperar que chefes de Estado, reunidos numa sala, sejam capazes de mudar o mundo"

Conhecido como o Steve Jobs da sustentabilidade e o "pai" da economia circular, Gunter Pauli é o economista que desafia as lógicas de mercado e prova, com o seu trabalho em projetos inovadores e sustentáveis por todo o mundo, que a ecologia pode render muitos milhões em investimento e milhares de postos de trabalho. Já viajou por vários países, tendo ficado durante alguns meses a aprender "com a natureza", como defende, na América e na Ásia. O autor de "Blue Economy" aceitou conversar com a TSF, após a comemoração dos 30 anos do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto. Na esfera dos ativistas e ambientalistas, o economista de Antuérpia (Bélgica) dispensa apresentações, mas nesta entrevista Gunter Pauli aceita apresentar algumas das suas ideias mais inovadoras.