


Usadas como "escudo humano". Governo moçambicano acusado de impedir pessoas de fugir de Cabo Delgado
A HRW tem documentado abusos por parte das forças de segurança governamentais, incluindo a restrição do movimento das pessoas e o espancamento e maus tratos.

Cabo Delgado é "a pior guerra" desde a independência de Moçambique
A opinião é do porta-voz da diocese de Pemba, a capital de Cabo Delgado. Passam, esta quinta-feira, três meses sobre o ataque à vila de Palma e a "situação não está controlada".

Residentes de Palma continuam a fugir da violência
Três meses depois do ataque a Palma, em Cabo Delgado, norte de Moçambique, continuam a ser milhares os que fogem da região por causa da violência. São deslocados que procuram refúgio noutras áreas como Pemba e Negomano, na fronteira com a Tanzânia.

Pelo menos 51 crianças raptadas num ano por grupos rebeldes em Moçambique
É estimado que o balanço real de raptos de crianças seja muito superior. Estes são apenas os números relativos aos casos reportados.

Total volta ao país quando situação do terrorismo estiver "calma"
Presidente moçambicano participa na Cimeira Sobre o Futuro das Economias Africanas, organizada pelo Presidente francês, que decorre na capital francesa e junta mais de 20 líderes africanos e europeus.

Nova vaga de fuga em Moçambique. Mais de 5 mil deslocados chegam a Pemba numa semana
Milhares de pessoas estão a fugir dos ataques pelos próprios meios, com dezenas de embarcações a chegar nos últimos dias às praias de Pemba.

Ativado Instrumento de Resposta Rápida para apoiar projetos em Cabo Delgado
Projetos da HELPO e da OIKOS foram os escolhidos para receber apoios.

Total diz que projeto em Cabo Delgado foi suspenso mas não está cancelado
Petrolífera diz continuar "comprometida com Moçambique" e com o desenvolvimento do projeto assim que as condições de segurança o permitirem.

Ataques em Moçambique: Petrolífera Total anuncia retirada por "força maior"
Avaliado em 20 mil milhões de euros, trata-se do maior investimento privado em curso em África.

Forças governamentais abateram 41 insurgentes em confrontos após ataque em Palma
O porta-voz das Forças Armadas de Defesa de Moçambique avançou que 37 combatentes do grupo armado que atacou Palma foram contabilizados em vários pontos da vila e quatro foram encontrados numa vala comum, em ações de busca e perseguição aos insurgentes.

Perto de 11.000 pessoas necessitam de ajuda "urgente" em Afungi
Dos 1.452 agregados familiares deslocados em Quitunda, cerca de um terço dorme ao relento. Há registo de vários casos de vulnerabilidade, tais como grávidas, mães em fase de aleitamento, crianças desacompanhadas, idosos e deficientes.

Organização Internacional das Migrações diz que quase 19 mil pessoas fugiram de Palma
Do total de deslocados, 43% são crianças e 31% mulheres, pessoas que chegaram desde 24 de março aos distritos de Nangade, Mueda, Montepuez e Pemba.

Governo moçambicano precisa de 94 milhões de euros para plano de gestão de deslocados
O valor vai servir para melhorar as condições de alimentação, abrigo e educação, bem como relançar o setor privado e incentivar pequenas atividades para geração de rendimento nas populações deslocadas.

Consultora avisa para risco de novo ataque a Pemba e tentativa de recuperar Palma
A Pangeas-Risk analisa que "mais ataques a Palma devem ser esperados nas próximas semanas, já que os insurgentes procuram recuperar o controlo do território e estender o seu controlo a norte de Mocímboa da Praia".

Guterres "profundamente preocupado" com atuação de grupos extremistas
Secretário-geral da Organização das Nações Unidas frisou que "partilha a preocupação" de Carlos Zorrinho e Isabel Santos "quanto à situação de segurança em Cabo Delgado, que se agudizou nos últimos dias".

Presidente do Botsuana defende "resposta coletiva" contra o "terrorismo" em Moçambique
Mokgweetsi Masisi enfatizou que as ações de grupos armados em Cabo Delgado são uma grande ameaça não só para o "país irmão" Moçambique, mas também para toda a África Austral.

Pelo menos 11 mil pessoas fugiram de vila moçambicana Palma após ataque
Mil pessoas deslocadas que tentaram fugir para a vizinha Tanzânia em busca de asilo não foram autorizadas a atravessar a fronteira.

Relatório de segurança aponta que é provável novo ataque a Pemba dentro de seis meses
Um relatório da consultora de segurança IHS Markit refere que "é muito provável que (o ataque a Palma) tenha exigido mais planeamento e um maior número de combatentes do que em ataques anteriores, demonstrando maior capacidade".
