


Guterres lança apelo humanitário de 369 milhões de euros para o povo sírio
Para o secretário-geral da ONU "as necessidades são imensas" e a maneira mais eficaz de apoiar as pessoas em necessidade "é fornecendo este financiamento de emergência".

"Anda, amigo!" Portugueses resgatam cão após 200 horas sob escombros na Turquia
Animal foi encontrado depois de uma das cadelas da equipa, Kejsi, ter ladrado. A resposta do cão soterrado captou a atenção da equipa lusa, que conseguiu atrair o animal, através de um buraco, para o exterior.

Guterres pede que não se "politize" sismo e apela à facilitação de acesso a vítimas
Coordenador humanitário das Nações Unidas visita este fim de semana as áreas mais afetadas.

Bolsa de Istambul encerra pela primeira vez em 24 anos devido ao sismo
Responsáveis justificam a decisão com a "a volatilidade crescente e as flutuações extraordinárias de preços".

Bombeiros reconhecem contributo das Forças Armadas. Marcelo elogia cooperação
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou o fim de uma visão que rejeitava a participação das Forças Armadas em missões de caráter não tão militar.

Principal acusado dos atentados de 2015 em França pede desculpa às vítimas
O acusado pediu para ser julgado pelas suas ações e não "pagar por todos, por aqueles que mataram no Stade de France, no Bataclan ou nas esplanadas".

Homicida de deputado britânico condenado a prisão perpétua, sem liberdade condicional
O deputado conservador David Amess foi esfaqueado mais de 20 vezes durante um encontro com cidadãos numa igreja no sul de Inglaterra, em 15 de outubro de 2021.

Condenado responsável pela morte de deputado britânico
Ali Harbi Ali, de 26 anos, foi detido no local e confessou à polícia o que fez. "Matei-o porque ele fez mal aos muçulmanos", disse.

Governo ucraniano diz que Rússia começou ofensiva final contra Donbass
Conselheiro presidencial fala de um cerco a Kharkov, Mariupol e Lugansk.

"Ninguém é intocável no direito internacional penal"
Trabalha em Nuremberga, ao lado da sala 600, onde em 1946 se sentaram os nazis em julgamento. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Londres, Anabela Alves participou no julgamento de Slobodan Milosevic, conhece em detalhe os meandros da investigação e da prova e assegura que ninguém é intocável no direito internacional penal. Acredita que em breve haverá detenções pelos crimes cometidos na Ucrânia e lamenta o facto de ser por culpa dos países ocidentais que não se vai mais longe na aplicação do crime de agressão.

Rússia reorganiza cúpula militar para melhorar coordenação no terreno
O exército russo manteve até agora vários grupos operacionais com comandos independentes e 44 dias depois de começar os ataques na Ucrânia não conseguiu cumprir os objetivos.

Alemanha diz que tem gravações de soldados russos sobre morte de civis em Bucha
Jornal alemão Der Spiegel conta que assassinatos de civis eram parte da ação dos militares russos, para "propagar o medo e o terror entre a população civil para eliminar a resistência".

Rússia diz que há ucranianos "mortos pelos seus próprios radicais, na melhor tradição de Goebbels"
Representante russo nas Nações Unidas garante que os corpos em Bucha não estavam lá "imediatamente a seguir à retirada russa" da cidade.

Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU após negar ataque a civis em Bucha
A Rússia nega que as tropas tenham matado civis em Bucha e assegura que as fotografias e vídeos publicados pelo Governo ucraniano são "uma provocação".

Amnistia avisa que invasão russa é uma repetição dos múltiplos "crimes de guerra" na Síria
A organização lembra que o mundo está a assistir "a ataques intencionais a infraestruturas civis, casas ou bombardeamentos de escolas".

UE garante que refugiados sírios tiveram tratamento igual aos ucranianos
Comissário europeu afirma que não houve "dois pesos e duas medidas" no acolhimento dos refugiados da Ucrânia e da Síria.

Mais de 3,2 milhões de refugiados desde o início da guerra na Ucrânia
Além de milhões de pessoas em fuga, a guerra na Ucrânia provocou um número ainda por determinar de baixas civis e militares.

Rússia qualifica como "factualmente incorretas" informações sobre acordo com Ucrânia
O alegado acordo, divulgado pelo jornal Financial Times, envolveria a renúncia da Ucrânia à adesão à NATO e a acolher bases militares estrangeiras.
