


Pinto da Costa: 40 anos de presidência, 1340 títulos
Pinto da Costa foi eleito presidente do FC Porto há precisamente 40 anos. No dia 23 de abril de 1982, foi empossado presidente do clube azul e branco depois de ser eleito com 95% dos votos, numa votação que decorreu seis dias antes. Na altura, Pinto da Costa prometeu construir um FC Porto forte em Portugal e na Europa.

Conclusão de acordo sobre programa nuclear iraniano é "uma questão de dias"
Josep Borrell, principal diplomata europeu, destaca que com 95% do acordo conseguido, "os 5% restantes são críticos".

AIEA inquieta com ataques à cidade onde vivem trabalhadores de Chernobyl
A Agência Internacional de Energia Atómica refere que a "Ucrânia informou que as tropas russas bombardearam os postos de controlo ucranianos" na comuna de Slavoutitch, "colocando em perigo as habitações e as famílias" dos trabalhadores da central nuclear.

Morreu o chef Michel da Costa
Nascido em Marrocos e naturalizado português, cozinhou nas televisões portuguesas ao longo de três décadas e foi o responsável pela mesa de feijoada com que a Ponte Vasco da Gama foi inaugurada.

Central nuclear de Zaporizhzhia é controlada por 400 soldados russos
A Agência Internacional de Energia Atómica informa que a Ucrânia transmitiu a intenção da Rússia de assumir o controlo permanente sobre a central nuclear. Russos negam.

Um mês depois, Áustria suspende lei da vacinação obrigatória contra a Covid
Imposição foi colocada no país quando cerca de 75% da população estava vacinada, um valor que o ministro da Saúde considerava insuficiente.

Irlanda, Dinamarca e Bélgica vão fechar espaço aéreo a aviões russos
Moscovo também começou a proibir os aviões de vários países de atravessarem o seu espaço aéreo.

Acordo nuclear com o Irão "à vista", mas regresso dos EUA ainda não está garantido
As negociações retomam esta terça-feira, em Viena, com o Governo de Teerão a insistir no levantamento das sanções económicas impostas pelos Estados Unidos.

Vacinação obrigatória na Áustria com multas previstas até 3600 euros
O Governo justificou a lei com a necessidade de proteger o país de novas ondas e variantes da Covid-19

Irão considera não resolvidos pontos essenciais para salvar acordo apesar de progressos
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros destaca, contudo, "progressos muito significativos nas questões do levantamento de sanções, compromissos nucleares, verificação e obtenção de salvaguardas".

Áustria torna vacinação contra a Covid-19 "obrigatória" a partir de fevereiro
A medida tem gerado controvérsia, numa altura em que 71,5% da população elegível tem o ciclo de vacinação completo, um número baixo se comparado com o de outros países europeus.

Europa enfrenta maior risco de guerra dos últimos 30 anos
Em causa estão a tensão registada nas últimas semanas devido ao envio de tropas russas para a fronteira com a Ucrânia e as exigências de Moscovo para manter a sua esfera de influência sobre os países que estavam sob controlo da União Soviética até 1989 e que agora querem aderir à NATO.

Crise na Ucrânia permite à Rússia forçar nova ronda de negociações com ocidente
Apesar das pretensões de Kiev de aderir à NATO e à União Europeia, Moscovo tem imposto "linhas vermelhas" destinadas a conter ao máximo a expansão e influência do ocidente no espaço pós-soviético.

Borrell diz que alívio da tensão entre Rússia e Ucrânia é prioridade para UE
Alto representante da União Europeia para a Política Externa reafirmou que qualquer nova agressão contra Kiev terá consequências para Moscovo.

Irão sanciona 51 americanos pelo assassínio de Qassem Soleimani há dois anos
Entre os sancionados encontram-se o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, o assessor de Segurança Nacional, o vice-subsecretário de Segurança Interna e o chefe do Comando Central.

EUA constatam progresso "modesto" nas negociações do programa nuclear do Irão
Esse progresso acontece de forma "demasiado lenta" e "em breve será demasiado tarde para voltar ao acordo nuclear", concluiu o porta-voz.

EUA criticam falta de empenho do Irão nas negociações sobre energia nuclear
Citando as propostas dos negociadores alemães, britânicos e franceses, Antony Blinken refere que "o acordo sobre a energia nuclear do Irão vai ser uma 'concha vazia'".

G7 alerta Rússia para "consequências sérias" em caso de invasão da Ucrânia
A reunião do G7 mostrou "a voz muito unida dos países do G7 que representam 50% do PIB mundial, e que são muito claros de que haveria consequências sérias para a Rússia no caso de uma invasão na Ucrânia".
