Em direção a Norte. Previsões mostram que poeiras do Saara devem atingir toda a Europa "nos próximos dias"O serviço de monitorização atmosférica Copernicus mostra Portugal, Espanha e França com uma qualidade de ar degradada. Os valores mais elevados de poeira na Europa Ocidental verificam-se entre 15 e 17 de março.
Eventos climáticos extremos causaram a morte a mais de 140 mil europeus em 40 anosEventos como vagas de calor, períodos de frio ou incêndios são responsáveis por 93% do total de mortes e 22% dos prejuízos financeiros.
Da COP26 à polémica das minas. O ano de 2021 no Ambiente foi só "blá, blá, blá"?No ano em que se realizou a mais antecipada cimeira do clima de sempre, poucos passos foram dados para, de facto, travar a crise climática. Em Portugal, foi aprovada a Lei de Bases do Clima e terminou a produção de eletricidade a carvão, mas o país também não passou sem uma polémica.
População urbana da UE quase toda exposta a poluentes atmosféricosRelatório "Qualidade do ar na Europa 2021", da Agência Europeia do Ambiente, contempla uma atualização da última avaliação da qualidade do ar.
Como na meteorologia, é possível consultar previsões sobre qualidade do ar em todo o paísA aplicação QualAr é gratuita, usa dados fornecidos pela Universidade de Aveiro e permite receber alertas sobre a chegada de dias em que, por causa das poeiras do Saara, do tráfego automóvel, ou do fumo das lareiras domésticas, a poluição atmosférica atinge níveis perigosos para a saúde.
Poluição por partículas provocou 307 mil mortes prematuras na UE em 2019As doenças cardíacas e os acidentes vasculares cerebrais são as causas mais frequentes de mortes prematuras imputáveis à poluição atmosférica, seguidas pelas doenças pulmonares e os cancros do pulmão.
Pandemia piorou o ambiente. Luvas, máscaras e plásticos aumentaram emissõesA Agência Europeia do Ambiente salienta que é necessário repensar as práticas de produção, consumo e gestão de resíduos de plástico de utilização única na Europa, para tornar a sociedade mais bem preparada para os impactos contínuos da pandemia de Covid-19.
Mercado do carbono permitiu a empresas poluidoras da UE ganharem 50 mil milhões de eurosEsse lucro refere-se ao período entre 2008 e 2019.