


"Medida sensata." Diretores escolares satisfeitos com decisão da DGS sobre isolamento das crianças
As crianças que tenham um contacto com um caso positivo de Covid-19 na escola não ficam em isolamento. Para Filinto Lima, "é um bom sinal" devido à evolução da situação e é um processo que tem de ser atualizado.

Governo afasta possibilidade de adiamento. Aulas recomeçam a 10 de janeiro
O secretário de Estado da Saúde considerou que o recomeço das aulas é "uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças", pelo que não será adiado, apesar do recrudescimento da pandemia.

"Não se pode obrigar ninguém." Uso de máscara "fortemente recomendado" no 1.º ciclo
Orientação sobre a utilização de máscaras divulgada pela Direção-Geral da Saúde "é muito importante para esclarecer as dúvidas que foram lançadas no final da semana passada".

Professores pedem medidas urgentes para garantir imunidade à Covid
Presidente da Associação Nacional de Professores alerta que, se os docentes não receberem uma dose reforçada da vacina contra a Covid-19, o próximo ano letivo arrisca-se a correr mal outra vez. O vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas concorda.

Arranca "já" a devolução dos manuais escolares para reutilizar
Recolha de manuais escolares abrange todos os níveis de ensino a partir do 2.º ciclo, inclusive.

Associação Nacional de Diretores quer explicações da DGS sobre critérios para isolar alunos e professores
Critérios mudaram e há casos em que um único caso de Covid-19 envia todos os alunos da escola para casa. Noutros, os alunos ficam sem aulas apesar de continuarem a ter de ir para a escola.

Filinto Lima não concorda com imposição de um Plano de Recuperação das Aprendizagens
Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas dá o exemplo concreto do agrupamento de escolas a que pertence, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Diretores defendem que vacinação dos professores deve decorrer nas escolas
Filinto Lima lembrou que são "dezenas ou centenas de milhar de profissionais" a serem vacinados, uma vez que a medida abrange os setores público, privado, social e cooperativo.
