Descoberto mecanismo que pode explicar maior ou menor gravidade do coronavírusEste mecanismo associado à infeção pelo SARS-CoV-2 "pode estar associado a outro tipo de infeções víricas respiratórias, o que abre novas oportunidades de investigação noutras doenças infecciosas".
Afinal, quantas e quais são as variantes do coronavírus que preocupam em Portugal?Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro variantes de preocupação - Alpha, Beta, Gamma e Delta - presentes em Portugal com transmissão comunitária.
Bolsa para o primeiro biobanco português de doentes com fibrose pulmonarInvestigação sobre a fibrose pulmonar é distinguida com uma bolsa de incentivo à investigação para jovens médicos, no valor de 50 mil euros.
Parte da população apresenta sintomas ligeiros de depressão devido à Covid-19As pessoas que vivem sozinhas "emergem como o grupo que teve as piores experiências durante a pandemia".
Comunidade científica portuguesa também está na corrida por medicamentos e vacinasA investigação em Portugal centra-se, entre outros, no processo de purificação de vacinas, através do qual se eliminam contaminantes e que representa cerca de 80% do custo total da produção de vacinas.
Investigadores usam 35 mil amostras para avaliar infecciosidade de variantesO biobanco guarda desde março de 2020 amostras em congeladores que vão permitir avaliar as coinfeções no último ano com o SARS-CoV-2.