


APEFE lamenta que lotação de espetáculos a 75% seja só para lugares sentados
A DGS divulgou esta quinta-feira uma atualização da orientação relativa à utilização de equipamentos culturais, cuja maior alteração se prende com a lotação.

DGS atualiza orientação para equipamentos culturais quase sem alterações
A revisão da norma passa também a prever que "a lotação fixa do recinto, quando o mesmo não tenha lugares individuais sentados, deve ser objeto de determinação conjunta entre a entidade licenciadora da lotação, a Autoridade de Saúde territorialmente competente e as Forças de Segurança -- PSP ou GNR do território".

Com o setor quase parado, promotores de espetáculos acusam DGS de "fundamentalismo"
A TSF já perguntou à DGS se está para breve a norma sobre as salas de espetáculos, mas a entidade limita-se a responder que a orientação atualmente em vigor será revista para ficar de acordo com a lei aprovada no último Conselho de Ministros.

Festival Paredes de Coura anuncia primeiros nomes para 2022
Festival minhoto cumprirá a 28.ª edição de 16 a 20 de agosto de 2022, junto à praia fluvial do Taboão, contando com mais um dia "especialmente dedicado à música portuguesa".

Promotores querem fim da obrigatoriedade de lugares sentados em espetáculos
O Governo decidiu que os espetáculos culturais vão passar a poder ter uma lotação de 75% nos recintos onde se realizam, quando até aqui era 66%.

Metallica e Imagine Dragons entre as novidades para o Alive 2022
Portugueses Da Weasel também vão marcar presença no festival, que confirmou também as presenças de Faith No More e Royal Blood, entre outros.

DGS ditou a "morte para a Cultura" porque "o público não vai pagar um teste para ver um espetáculo"
A Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos vê com incredulidade e incompreensão a norma que obriga à realização de testes o público de um espetáculo com 500 pessoas em espaço fechado, ou mil ao ar livre.

Braga recebe dois concertos com público. Todos os espectadores serão testados
Será o primeiro teste de um grande evento que reunirá centenas de pessoas. O promotor Álvaro Covões explica que a operação de testagem massiva será coordenada pela Cruz Vermelha.

Promotores querem começar a preparar eventos-piloto já na próxima semana
Testes à realização de eventos com público devem arrancar depois de 19 de abril. Regras podem vir a ser semelhantes às que são utilizadas na aviação: mais pessoas, mais juntas, com máscara e teste negativo.
