


Presidente palestiniano critica "dois pesos e duas medidas" ocidentais
Mahmoud Abbas fez a declaração durante uma conferência de imprensa ao lado do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken.

Blinken diz que os EUA não pretendem uma "mudança de regime" na Rússia
O secretário de Estado norte-americano diz que, "como em qualquer outro caso", uma mudança de regime é "responsabilidade dos russos".

EUA comparam mortes de civis pelos russos com assassínio de judeus pelos nazis
Secretário de Estado norte-americano afirmou que nunca as "verdades inquietantes" e "lições" de visitas àquele lugar lhe pareceram "tão urgentes" como agora.

Macron e Blinken discutem apoio aos ucranianos e sanções à Rússia
Os governantes de Estados Unidos e França reviram os esforços diplomáticos em progresso para "reduzir a violência e para a guerra do Kremlin".

Blinken reitera que NATO garantirá segurança aos países bálticos
Durante uma visita à Estónia, Anthony Blinken referiu vai que "cada centímetro do território da NATO" vai ser defendido "com toda a força do nosso poder coletivo".

EUA estão a "trabalhar ativamente" num acordo para Polónia fornecer aviões a Kiev
De acordo com Antony Blinken, os Estados Unidos estão em "conversações muito ativas com as autoridades ucranianas para uma avaliação final das suas necessidades".

China pede aos EUA que não "lancem mais achas para a fogueira"
Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês pediu negociações para resolver a crise na Ucrânia.

Blinken anuncia na Polónia 2,7 milhões de dólares em ajuda humanitária
Blinken disse que a sua visita à Polónia acontece "num dos momentos mais urgentes na longa história entre os dois países".

Bruxelas acolhe esta sexta-feira reuniões de chefes de diplomacia da NATO e da UE
Ao nono dia de conflito, os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO e da União Europeia reúnem-se em Bruxelas, para discutir a evolução da guerra na Ucrânia. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai representar Portugal nas duas reuniões.

EUA anunciam 54 milhões de dólares de ajuda humanitária suplementar à Ucrânia
Antony Blinken, chefe da diplomacia norte-americana estima que já foram dados "perto de 405 milhões de dólares (361 milhões de euros) para as comunidades vulneráveis desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há oito anos".

"A qualquer momento." Biden pronto para encontro com Putin e evitar guerra
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, refere ainda que a Rússia está "à beira" de invadir a Ucrânia e que a situação é séria.

EUA criticam apelo de Parlamento russo sobre repúblicas independentes
Parlamento russo aprovou uma resolução de apelo ao Presidente Vladimir Putin para que a Rússia reconheça a independência dos territórios separatistas pró-Rússia.
!["Continuamos a procurar formas de responsabilizar [a Coreia do Norte]"](https://static.globalnoticias.pt/tsf/image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=0d80df58-aa4f-433e-9426-3d76884578ec&w=320&h=180&t=20220213092800)
EUA consideram que Coreia do Norte está "em fase de provocação"
Os Estados Unidos da América, a Coreia do Sul e o Japão reafirmaram a unidade dos três países face à ameaça norte-coreana numa reunião em Honolulu, no Havai, no sábado.

EUA alertam que invasão russa pode ocorrer durante Jogos Olímpicos de Inverno
Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, alerta para "sinais muito preocupantes de uma escalada russa".

Chefes de diplomacia da Rússia e EUA vão falar na terça-feira
"Uma reunião cara a cara não está planeada, uma conversa telefónica terá lugar na terça-feira", anunciou o Governo russo.

Ucrânia. Retirar diplomatas? "Não vemos qualquer razão específica"
Josep Borrell aguarda informações do secretário de Estado dos EUA sobre a retirada de pessoal diplomático de Kiev.

Reino Unido junta-se aos EUA na retirada de diplomatas de Kiev
Há dez mil soldados de Moscovo concentrados na fronteira da Rússia com a Ucrânia, o que leva a NATO a acusar os russos de quererem invadir de novo o país.

Chefes de diplomacia da UE discutem escalada militar russa na Ucrânia com os EUA
A videoconferência ocorre numa altura em que permanece a séria ameaça de um ataque russo, apesar de todos os esforços que estão a ser feitos no plano diplomático, designadamente através dos Estados Unidos, o interlocutor com o qual Moscovo aceitou dialogar.
