Hotelaria regista "cancelamentos em catadupa nas cidades"A Associação de Hotelaria de Portugal refere que Lisboa e Porto "contam com baixíssimas taxas de ocupação", já que "foram cancelados primeiro os almoços corporativos, ceias e jantares", e, para a passagem de ano, "houve reservas que não se concretizaram e outras foram canceladas".
Faltam mais de 40 mil trabalhadores nos setores da hotelaria e restauraçãoNo caso da restauração e similares, registou-se uma quebra de 13,1% face ao terceiro trimestre de 2020 e perderam-se 12.600 postos de trabalho entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano.
Construção tem 70 mil trabalhadores em falta. Hotelaria pondera contratar na CPLPA falta de mão de obra já está a ser apontada "como o principal constrangimento" em vários setores. A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário refere que estão em falta 70 mil trabalhadores. Na hotelaria e na restauração, a solução pode passar por "ir buscar" pessoas à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Associação da Hotelaria quer "modelos uniformes" e "imperativos" para viagens na UECristina Siza Vieira alerta para o impacto negativo que teria a adoção de diferentes limitações e condicionalismos às viagens, afirmando que "uma coisa foi a aprovação do 'digital green pass' pelo Parlamento Europeu e outra é o que cada país vai fazer relativamente às condições para viajar".
Hotelaria fecha 2020 com perda de 3.270 milhões na receita total, menos 73%Segundo os dados da AHP, a taxa de ocupação hoteleira anual fixou-se nos 26%, com Lisboa, Açores, Madeira e a zona Norte a serem as regiões mais afetadas.