Clay Jenkinson

"Portugal não pode dar-se ao luxo de ser ignorante como os Estados Unidos"

Historiador e escritor, Clay Jenkinson dedicou grande parte do seu trabalho à política norte-americana, tendo no currículo obras sobre Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Meriwether Lewis ("Becoming Jefferson's People: Re-Inventing the American Republic in the Twenty-First Century", "Theodore Roosevelt in the Dakota Badlands: An Historical Guide" e "A Free and Hardy Life: Theodore Roosevelt's Sojourn in the American West").

Rosa faz ginástica "à janela" na solidão da serra em Valença

Rosa faz ginástica "à janela" na solidão da serra em Valença

A solidão é a casa de Rosa Gonçalves. Com 85 anos de idade, cumpridos no domingo, 2 de maio, escolheu viver isolada e só, no meio da serra para onde foi levada em criança para trabalhar como empregada de servir dos patrões das antigas minas de volfrâmio de Taião. Um projeto-piloto da Câmara Municipal de Valença, criado para acompanhar os mais velhos que vivem no isolamento, leva-lhe agora companhia uma vez por semana. Três técnicos superiores desporto dão aulas a quinze utentes com idades entre 70 e 90 anos. E Rosa abre a porta à iniciativa "Atividade física à janela" à terça-feira de manhã.

Celebração Navaratri

"Ele é um avatar de amor." A comunidade hindu do Porto que adora o guru de Rui Patrício como deus

Impera o silêncio. Frente a um altar privado, ajoelham-se um a um, e as cores dos saris são como um ponto colorido a desviar as atenções de uma explosão de matizes. Parou a música, mas é ainda como se reverberasse entre paredes, onde o ar é todo perfume de rosas, incenso e velas que ardem. Ouvem-se pássaros a chilrear na varanda do prédio antigo, praticamente justaposto à baixa do Porto. Há muito tempo que não estavam assim, a comemorar a fé em uníssono, no mesmo espaço. Esta é a festividade que os traz de volta.