


Conselho de Estado reúne-se esta quarta-feira com o secretário-geral da NATO como convidado
Marcelo Rebelo de Sousa aumentou a frequência das reuniões do Conselho de Estado, convocando-as aproximadamente de três em três meses.

Stoltenberg no Conselho de Estado desta quarta-feira
Tema da reunião, que acontece a partir das 15h00 no Palácio da Cidadela de Cascais, vai ser "NATO, situação e perspetivas".

Polémica reforma das Forças Armadas aprovada na generalidade
PS, PSD e CDS votaram favoravelmente as propostas do Governo.

Ministro responde às críticas: "Forças Armadas não existem para si próprias"
João Gomes Cravinho assinalou que há uma "transformação" em curso nas Forças Armadas.

Reforma das Forças Armadas. Gomes Cravinho defende "mudança prudente e sustentada"
Para o ministro da Defesa Nacional, esta é "a oportunidade e a obrigação", "em nome do investimento" nas Forças Armadas, "do esforço de cada um dos militares" e "do pleno cumprimento das múltiplas missões".

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas
Propostas do Governo alteram a Lei de Defesa Nacional e a Lei Orgânica das Forças Armadas, que centralizam competências no chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

"A cultura de segurança e de defesa é pouco debatida no nosso país"
É uma das principais figuras da Marinha portuguesa das últimas décadas. Fernando Melo Gomes foi chefe do Estado-Maior-General da Armada, esteve na Casa Militar da Presidência da República e, ao serviço da NATO, foi comandante da Euromarfor, uma força não permanente de reação rápida dedicada a operações humanitárias. Agora, lidera o Grupo de Reflexão Estratégica Independente, que se tem mobilizado contra as alterações à Lei da Defesa Nacional e à Lei Orgânica das Forças Armadas.

"Finalmente acordaram." Sargentos esperam que críticas do "Grupo dos 28" ajudem à discussão
Contactado pela TSF, o gabinete do ministro da Defesa diz que não vai comentar a carta dos ex-chefes militares, e lembra que Gomes Cravinho vai estar no Parlamento na próxima terça-feira, quando forem discutidas as alterações à lei de defesa nacional.

Forças Armadas. Ex-chefes de Estado-Maior assinam carta a contestar processo de reforma
Carta é subscrita pelo "Grupo dos 28" ex-chefes militares dos três ramos e é assinada à cabeça pelos mais antigos, entre eles o ex-Presidente da República general Ramalho Eanes.

Ministro diz que críticas à reforma militar são feitas com guião de antigos oficiais
O governante considera que as críticas são as mesmas que se fizeram ouvir em 2009, 2014 e "muito provavelmente" as que se vão fazer ouvir cada vez que a tutela política "queira tocar" nas Forças Armadas.

Vasco Lourenço defende que reforma em curso pode "acabar de vez com as Forças Armadas"
Segundo Vasco Lourenço, os partidos políticos "querem transformar as Forças Armadas em funcionários públicos".
