Investir numa estratégia de employer branding pode ajudar a superar o desafio da atração de talento nas empresas. Eis o exemplo da consultora moneris.
Corpo do artigo
Endereçar o desafio da atração e retenção de talentos requer uma estratégia alargada, que envolva toda a organização, e pensada para um médio-longo prazo.
Na Moneris, temos vindo a desenvolver um conjunto alargado de iniciativas e dinâmicas focadas na atração e na retenção de talento, desde logo com a criação em 2021 do Departamento de Pessoas e Cultura, que permite assegurar um foco dedicado e um investimento reforçado na área do Capital Humano.
Há algumas iniciativas comuns às empresas que investem no employer branding de forma dedicada e estratégica, tais como a aproximação à Academia, com protocolos que envolvem Instituições de Ensino Superior e Escolas Profissionais; também a aproximação aos estudantes, através da participação em Feiras de Emprego promovidas por Escolas e Universidades.
Além disso, também ·o acolhimento de estágios académicos e profissionais; a elaboração de planos formativos especializados e personalizados, que permitam o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores; ou ainda a melhoria dos planos de benefícios, que podem incluir seguro de saúde, prémios de desempenho e produtividade, dias de férias adicionais, valorização da antiguidade, plafond para saúde e bem-estar, entre outros.
Entre as iniciativas pode ainda servir de exemplo a criação de programas de mobilidade interna; o aprimoramento dos processos de avaliação de desempenho, com inclusão de scorecards individuais, que permitem personalizar e individualizar o caminho de crescimento e desenvolvimento de cada colaborador; ou a elaboração de políticas flexíveis de trabalho, com a adoção do modelo híbrido como uma mais-valia no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.
Haverá neste campo tantas boas práticas quantas são as diferentes realidades empresariais. Na verdade, o mais importante é ouvir os colaboradores - as suas necessidades e expectativas, para assim criar uma estratégia de employer branding capaz de reter os melhores colaboradores, e capaz de gerar o interesse dos talentos que queremos atrair.