Com a saída do Reino Unido da União Europeia há toda uma nova realidade no que diz respeito às relações comerciais com Portugal e vários desafios que se colocam ao nível da internacionalização das empresas.
Corpo do artigo
O Reino Unido deixou de pertencer à União Europeia desde 1 de janeiro de 2021 e esta nova realidade encerra múltiplos e novos desafios quanto às relações comerciais entre os dois blocos.
No que respeita ao acordo de comércio livre recentemente assinado, salientam-se alguns pontos essenciais, como a garantia de conectividade aérea, rodoviária, marítima e ferroviária; a ausência de tarifas aduaneiras ou de quotas para todas as trocas comerciais que cumpram as regras de origem adequadas; e a sujeição a formalidades aduaneiras, obrigando ao cumprimento de novas normas regulatórias impostas.
Quanto à circulação de pessoas, todas as estadias superiores a 90 dias necessitarão de visto, pelo que acaba a livre circulação, seja para viver, estudar ou trabalhar. O acordo estipula ainda o fim do reconhecimento mútuo automático de qualificações profissionais.
Apesar deste novo contexto das relações comerciais, o mercado do Reino Unido continuará a ser um mercado de enorme relevância; é a 5ª maior economia a nível mundial e a 2ª maior economia europeia.
O país representa um mercado de 67 milhões de consumidores, sendo o 4º mercado para o comércio português de bens e serviços, com uma balança de comercial superavitária.
O Reino Unido proporciona ainda uma ligação a outros destinos, sendo uma plataforma de acesso aos mercados mundiais, principalmente pela sua liderança quanto às cadeias de produção e de distribuição a nível global.
Como referido, o Brexit traz novos desafios e impõe novas regras, o que acentua a necessidade de uma abordagem estruturada e planeada quando se olha para este importante destino comercial.
A decisão de internacionalização para o Reino Unido exige, como tal, um acompanhamento profissional próximo.
O recurso a consultores experientes e com ligações ao mercado, a AICEP em Londres e a Câmara do Comércio Luso-Britânica poderão, entre outros, desempenhar um papel decisivo no sucesso do processo de internacionalização das empresas portuguesas.
A Câmara do Comércio Luso-Britânica, apoiada pela Moneris, tem neste momento em curso iniciativas de abordagem ao mercado que passam pela organização de missões empresariais (remotas ou presenciais), que permitem interagir com stakeholders locais, potenciais clientes, investidores, canais de distribuição e outros agentes essenciais para potenciar esse mesmo sucesso.