Atrair e reter talentos exige muita energia e dedicação dos profissionais que gerem pessoas. Procurar formas inovadoras de motivar os colaboradores e criar estratégias que superem salários e benefícios são atualmente obrigatórias para manter equipas estáveis e alinhadas num propósito comum.
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A retenção de colaboradores representa atualmente um dos grandes desafios para as empresas, muito devido à forma como as pessoas encaram a vida profissional.
A estabilidade era extremamente valorizada, mas este paradigma mudou devido às novas tecnologias, às novas gerações, à maior competitividade do mercado de trabalho e à busca por uma maior realização pessoal.
Os colaboradores procuram reconhecimento pessoal, metas e desafios tangíveis e motivadores, expectativas de crescimento, qualidade de vida, para além do pacote de benefícios e de uma remuneração adequada.
Uma empresa que investe na retenção das suas pessoas contribui para a criação de um ambiente de trabalho saudável, com colaboradores valorizados e focados na geração de resultados de alto impacto e com benefícios ao nível da qualidade de trabalho, espírito de equipa e imagem institucional.
A criação da cultura de feedback, envolvimento da liderança, clima organizacional, programas de inovação e responsabilidade social são alguns aspetos que as empresas podem promover para aumentar a taxa de retenção dos seus colaboradores.
Os impactos negativos de uma alta taxa de rotatividade nos recursos humanos acarreta consequências negativas, quer para as equipas, quer até para os clientes.
Os custos de formação com o colaborador que saiu não são amortizados, para além dos custos adicionais da formação de novos elementos.
Atrair e reter talentos exige muita energia e dedicação dos profissionais que gerem pessoas. Procurar formas inovadoras de motivar os colaboradores e criar estratégias que superem salários e benefícios são atualmente obrigatórias para manter equipas estáveis e alinhadas num propósito comum.