A tecnologia abre inúmeras oportunidades ao setor turístico, mas é necessário garantir que os seus profissionais se adaptam e que as suas ferramentas tecnológicas são potenciadas para que seja o cliente a beneficiar de uma experiência mais rica e mais simples.
Corpo do artigo
A evolução tecnológica impacta a indústria do turismo em diversos campos: por um lado, veio beneficiar o cliente, permitindo que assuma uma maior pró-atividade na organização da sua viagem, assim como um maior poder de negociação; por outro lado, permitiu a o alargamento exponencial da oferta de serviços das agências de viagens que, graças à tecnologia, conseguem maior agilidade na realização de orçamentos, tendo acesso a uma maior variedade de produtos, com menos esforço operacional.
Com a inovação tecnológica, os pacotes organizados passaram para segundo plano, já que é permitido ao cliente a reserva de serviços avulso, e assim mais adaptados ao seu gosto, ao seu timing e ao seu budget.
Foram muitas as empresas que através das aplicações móveis chegaram a novos clientes e mercados, pois novas tendências geram novas necessidades e, assim, novas oportunidades de negócio.
Ao nível dos profissionais do turismo, a tecnologia trouxe oportunidades e desafios.
Ao longo dos últimos anos, surgiram muitas empresas de turismo digital lideradas por especialistas em tecnologia e não em turismo.
Esta situação traz efetivamente uma abertura do setor, que beneficia de uma maior capacidade de inovação e de integração de boas práticas de outros setores. No entanto, evidencia também a falta de conhecimento do setor dentro das próprias organizações de turismo, aumentando a procura dos profissionais que não só conhecem a tecnologia, mas igualmente o setor do turismo.
A tecnologia abre inúmeras oportunidades ao setor turístico, mas é necessário garantir que os seus profissionais se adaptam e que as suas ferramentas tecnológicas são potenciadas para que seja o cliente a beneficiar de uma experiência mais rica e mais simples.