Chama-se Programa de Revitalização de Empresas e vai analisar a real situação das empresas de restauração e bebidas e alojamento turístico. Objetivo? Evitar insolvências em massa.
Corpo do artigo
Evitar o encerramento definitivo das empresas que se dedicam à restauração e ao alojamento turístico. É isto que está na base do programa lançado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) em parceria com a consultora Moneris.
Numa nota de imprensa, a consultora informa que o serviço já se encontra acessível às empresas e "tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas para a empresas que temem estar em risco de insolvência e na iminência de serem obrigadas a encerrar os negócios".
O programa visa analisar a situação económica das empresas interessadas e apresentar-lhes um plano integrado, sendo que o serviço divide-se em três fases: diagnóstico, plano de recuperação e modo de recuperação.
Na primeira fase, é feita a análise à situação atual da empresa e a definição das principais linhas de ação a desenvolver para recuperar o negócio. Depois, mediante o diagnóstico, a empresa tem a opção de avançar com a estruturação do plano de recuperação económico-financeiro, assim como das medidas e ações a concretizar.
Na última fase, desenvolvem-se os modelos de implementação de cada uma das medidas desenhadas na fase anterior, beneficiando a empresa de um acompanhamento dedicado dessa mesma implementação.
"Através deste serviço, é intenção da AHRESP evitar o enceramento de milhares de negócios, pretendendo-se que as empresas aderentes encontrem novas soluções para as suas atividades, modernizando formas de trabalho, modelos de comunicação e até de negócio", conclui o comunicado que sublinha ainda que o projeto é a nível nacional e destina-se a qualquer empresa independentemente de ser ou não associada da AHRESP.