Avaliação de projetos. Moneris desenvolve nova ferramenta para IAPMEI
Ferramenta tem por base o Excel e permite, através da inserção de pressupostos, apoiar a estruturação de uma ideia de negócio e simular resultados, balanço, avaliação financeira, rácios e mapas complementares.
Corpo do artigo
O objetivo é "avaliar projetos de investimento e sustentar os seus pressupostos". É desta forma que a Moneris descreve a ferramenta desenvolvida para o IAPMEI, a Agência para a Competitividade e Inovação.
Baseada em Excel, esta ferramenta é disponibilizada em duas versões - análise a 5 e a 10 anos - e permite às empresas e empreendedores estruturarem uma ideia de negócio ou projeto de investimento.
"Mediante a inserção de pressupostos, a ferramenta gera automaticamente a demonstração de resultados; balanço; avaliação financeira; rácios financeiros e mapas complementares que se constituem como suporte à tomada de decisão por parte do investidor quanto à rendibilidade do investimento e viabilidade económica e financeira", realça a consultora em comunicado.
Para a Moneris, esta nova ferramenta "é mais um instrumento disponibilizado pelo IAPMEI no sentido de apoiar a estruturação de uma ideia de negócio ou de um projeto de investimento e facilitar a avaliação e análise de rentabilidade de novos investimentos".
Em suma, permite "apoiar a estruturação de uma ideia negócio ou de um projeto de investimento; facilitar a avaliação e análise de rentabilidade de novos investimentos; suportar o diálogo e a negociação com os stakeholders, em particular com financiadores".
Este é um trabalho desenvolvido pela área de Corporate Finance da Moneris e da Moneris Academy que têm vindo a colaborar com o IAPMEI em vários projetos no sentido da capacitação de empreendedores e empresários, de modo a que estes possam desenvolver os seus projetos de investimento e planos de negócio.
"Este projeto sucede o desenvolvimento de dezenas de sessões de formação em literacia financeira, que a Moneris ministrou em todo o país ao lado da instituição de promoção para a competitividade e a inovação nas PME", conclui o comunicado da consultora.