No campo operacional, a redução de custos é efetiva, pois a organização pode eliminar custos de contratação e rotatividade de recursos, assim como consegue eliminar a necessidade de lidar com curvas de aprendizagem de novos colaboradores.
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O conceito BPO (Business Process Outsourcing) pressupõe a passagem da responsabilidade de áreas ou tarefas a entidades externas à organização, sejam elas pessoas ou empresas.
Esta realidade não é nova no contexto das grandes empresas, mas os benefícios estratégicos, táticos e operacionais associados à externalização de serviços estão a despertar o interesse também das PME.
Umas das grandes vantagens estratégicas é a oportunidade de documentar e aprimorar rotinas, que até então estariam suportadas em conhecimento empírico e volátil. Com esta análise, é possível ainda identificar as interdependências entre áreas e atividades, e com isso ter uma visão sistemática do negócio.
Como consequência tática, a transparência das rotinas e processos deixa claras as responsabilidades de cada área, favorecendo a melhoria contínua.
No campo operacional, a redução de custos é efetiva, pois a organização pode eliminar custos de contratação e rotatividade de recursos, assim como consegue eliminar a necessidade de lidar com curvas de aprendizagem de novos colaboradores.
O aumento de produtividade é outra consequência, pois a empresa foca-se no core do negócio, conseguindo resultados mais rápidos.
A adoção deste conceito de BPO nas PME permite ainda o acesso a serviços especializados, pois a contratação irá normalmente focar-se em áreas específicas onde o prestador será especializado.
Com estes benefícios, as PME poderão tornar-se mais competitivas, num contexto empresarial onde a diferenciação e qualidade no serviço ao cliente são fatores fundamentais e diferenciadores.