Pode estar na hora de utilizar o presente momento, algumas das vezes mais introspetivo, para "resgatar" e levar a cabo projetos que muitas vezes se vêm adiando. Há também mudanças positivas que a pandemia veio acelerar no desenvolvimento de negócios.
Corpo do artigo
Uma das características do empreendedor é a resiliência, através da sua capacidade de gerir eficazmente os problemas, de superar obstáculos e de resistir a situações adversas, como as decorrentes do contexto atual.
Assim, esta capacidade do Ser Humano em transformar processos e circunstâncias negativas em aprendizagens e oportunidades de mudança e evolução, é hoje premente para a sustentabilidade dos negócios.
Desta forma, o desenvolvimento dos negócios no atual contexto traz novos desafios como, por exemplo, as novas formas e métodos organizacionais do trabalho, com a implementação de automatismos, mobilidade, quer tecnológica, quer ao nível dos recursos humanos, onde o teletrabalho, sempre que o setor de atividade o permita, já tem sido implementado com sucesso.
Mas não só: a reformulação da estratégia, onde a diversificação de mercados, com processos de internacionalização pode ser uma das chaves de sucesso; o replaneamento do negócio quer ao nível da vertente financeira (onde o apoio de especialistas poderá ser crucial), quer ao nível da inovação (nos produtos, serviços a prestar, marketing, ou outras variáveis de relevância para a empresa), quer ainda ao nível da comunicação, por forma a promover a relação com os clientes.
De salientar também a necessidade do reforço da presença online, assente em novos modelos de marketing, tais como a adoção de plataformas de vendas, que são inevitáveis, fruto do incremento expectável do consumo online.
Assim, é imperativo reservarmos algum tempo para refletir sobre o nosso negócio, analisar o comportamento e condicionalismos impostos face ao atual período, por forma a desenvolver uma estratégia e apontar as respetivas linhas de ação, planeadas no tempo.
Para além do mencionado, é também altura para utilizar o presente momento, algumas das vezes mais introspetivo, para "resgatar" e levar a cabo projetos que muitas vezes se vêm adiando.
É pois altura de, em conjunto com os parceiros, abraçar os desafios por forma a minimizar os possíveis danos, cuja dimensão ainda desconhecemos.