A primeira coisa a fazer em caso de fraude de cartão de crédito é contactar o banco ou a entidade que emitiu o cartão. A partir daí, o banco assume a responsabilidade a não ser que fique provado que o cliente foi Negligente ao usar o cartão.
Corpo do artigo
Seja através da clonagem de cartões de crédito, de serviços bancários online ou até mesmo falsificação de identidade, todos os anos os utilizadores de cartões de pagamento perdem 1.5 mil milhões de euros devido a fraudes.
TSF\audio\2019\04\noticias\02\02_abril_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_62
Para evitar o crescimento do números deste tipo de fraudes a União Europeia quer tornar as transações eletrónicas mais seguras através de medidas reforçadas como por exemplo a autenticação forte do cliente a aplicar por todos os prestadores de serviços de pagamento, incluindo os bancos.
Bruxelas está também a olhar para a lei de 2001 relativa ao combate à fraude em meios de pagamento que não em numerário. Quer adaptar-se aos novos truques de quem comete as fraudes e reforçar a ajuda às vítimas, facilitar a denúncia de crimes e tomar medidas mais firmes para prevenir a fraude informática e através da Internet.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.