Como medir o potencial para candidatura aos incentivos "Inovação Produtiva"?
É um dos sistemas de incentivos mais procurados no âmbito dos fundos comunitários. Antes de concorrer, é relevante que saiba qual o potencial que pode alcançar a sua candidatura.
Corpo do artigo
Um dos sistemas de incentivos do Portugal 2020 com mais procura foi o Inovação Produtiva e essa tendência deverá manter-se no próximo quadro comunitário - o Portugal 2030.
Esta elevada procura leva a que muitas candidaturas sejam postas de parte, ou porque não foi possível submeter a candidatura antes do seu fecho, que por vezes é antecipado, ou porque a candidatura não responde às exigências deste programa.
Assim, é de todo relevante que, com a antecedência possível, se respondam às seguintes perguntas, por forma a perceber se tem uma candidatura com potencial de ser aprovada ou não:
- Qual é o grau e amplitude da inovação de produto ou processo preconizada pelo projeto? Tenho um produto ou processo novo, ou significativamente melhor, face ao que existe na empresa, no mercado nacional ou no mercado internacional?
- O meu plano de investimento está totalmente alinhado com a estratégia da minha empresa, cobre todas as áreas de competitividade críticas para o meu negócio, e está enquadrado com as políticas setoriais?
- O meu projeto vai permitir um aumento do meu volume de negócios, nacional e internacional, criação de valor e emprego qualificado?
- A minha empresa possui os recursos físicos e financeiros para executar o projeto sem considerar qualquer tipo de apoio comunitário?
- O meu projeto considera investimentos no âmbito da transição verde e digital?
Os incentivos comunitários devem ser encarados como um qualquer outro financiamento - são um meio para concretizar projetos, alavancar a inovação, melhorar a produtividade, fazer crescer os negócios, quantitativa e qualitativamente.
Por isso, deve preparar bem a sua estratégia de negócios antes de avançar para uma candidatura, que deve alinhar todos os pressupostos da sua organização.