É de elevada importância que exista um foco no desenvolvimento, expansão e modernização, quer ao nível da promoção do país, quer ao nível do setor em si, através dos agentes económicos. Para isso, os fundos europeus podem ser muito importantes.
Corpo do artigo
O setor do turismo em Portugal tem vindo a evoluir de tal forma que é hoje um dos pilares da economia portuguesa e um dos mais promissores, gerando investimentos avultados, quer por agentes nacionais, quer através de investimento.
Contudo, é de elevada importância que exista um foco no desenvolvimento, expansão e modernização, quer ao nível da promoção do país, quer ao nível do setor em si, através dos agentes económicos.
Alguns dos desafios visíveis no setor do turismo, por forma a posicionar Portugal como destino de valor acrescentado, passam pela qualificação dos recursos humanos, pela imagem e promoção internacional, pelo desenvolvimento de redes de parceiros permitindo uma oferta turística mais completa, pela qualidade dos serviços, e pela inovação.
Assim, e no âmbito dos diversos sistemas de incentivos, podemos encontrar soluções de apoio à dinamização da economia e das empresas que atuam no setor do turismo, tais como: linhas de apoio à oferta turística, linhas de crédito, como é o caso do Programa Revive, ou o programa Portugal Events. No caso, estes incentivos são disponibilizados pelo Turismo de Portugal.
Já no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, teremos como exemplos, programas de apoio à Eficiência energética ou à Transição Digital das Empresas.
Se olharmos para o Portugal 2030, é expectável que os apoios para a área do turismo sigam a mesma base estrutural do quadro comunitário anterior, onde teremos apoios enquadrados em sistemas como: a Inovação Produtiva; a Internacionalização; a Qualificação empresarial; entre outros sistemas de apoio a pequenos investimentos aplicáveis ao setor do turismo.
Os sistemas de apoio são de facto uma enorme oportunidade que os operadores económicos têm ao seu dispor. Por isso, é de todo importante que pensem estrategicamente no seu projeto empresarial e que, dada a complexidade e especificidades dos processos de candidatura e acompanhamento dos projetos, que se façam acompanhar de apoio profissional para o efeito.