Para o gestor, é fundamental conhecer o real valor da empresa, através de um estudo profundo e imparcial do valor que gera e da riqueza que se espera que possa gerar no futuro.
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A avaliação de empresas tem por objetivo determinar o justo valor da empresa com base na sua realidade atual e no que produzirá no futuro.
Para o gestor, é fundamental conhecer o real valor da empresa, através de um estudo profundo e imparcial do valor que gera e da riqueza que se espera que possa gerar no futuro.
Por isso, este trabalho deve ser realizado por entidades independentes, devidamente qualificadas e especializadas, por forma a utilizarem os métodos corretos e apropriados, bem como serem imparciais no momento de cálculo e divulgação dos valores obtidos.
De entre os diferentes métodos para realizar uma avaliação de empresas, o mais utilizado é o método dos cash flows descontados, ou seja, fluxos de caixa descontados. Este método tem por base indicadores de risco, de mercado e projeções financeiras da empresa para determinado período temporal.
Outros métodos também utilizados, que se adequam a situações específicas ou servem para complementar a avaliação pelo método dos cash flows, são por exemplo a avaliação patrimonial e a avaliação pelo método dos múltiplos. Esta última, utiliza múltiplos como sejam de EBITDA, de vendas, entre outros, que são obtidos com base em transações semelhantes de empresas do mesmo setor e que ocorreram no mercado.
Aliado a tudo isto, não poderá deixar de ser feita uma análise de sensibilidade que permitirá observar o valor que resulta da alteração em determinados fatores chave, como sejam, as vendas, o EBITDA ou algum indicador de risco.
De facto, o crescente ritmo de mudança, a maior exigência e profissionalização dos mercados, assim como a incerteza do contexto em que as empresas atuam, numa economia cada vez mais conectada e global, obrigam a um planeamento financeiro das atividades empresariais, independentemente da fase em que a empresa se encontre.