Nas últimas eleições europeias, em 2014, Portugal elegeu 21 deputados, menos um do que nas eleições anteriores, devido à entrada da Croácia na União Europeia.
Corpo do artigo
Nas últimas eleições europeias, só os partidos que obtiveram pelo menos 130 mil votos conseguiram eleger eurodeputados, e esse foi o caso para os candidatos do PS, PSD, CDS, CDU, Bloco de Esquerda e o Partido da Terra.
Nas eleições de 2014 , a taxa de participação ficou-se pelos 33,84% em Portugal. No conjunto dos 28 Estados-membros, a taxa de participação foi de 43,11%.
O Partido Socialista liderou os resultados com 31,46% dos votos, elegendo oito eurodeputados. O cabeça de lista era Francisco Assis, que não se candidata este ano.
A coligação PSD-CDS conseguiu eleger sete deputados nas últimas eleições, com quase 27,71% dos votos. Tal como agora, Paulo Rangel era o cabeça de lista. Já Nuno Melo ocupava o quarto lugar na lista.
O terceiro movimento político com melhores resultados nas europeias de 2014 foi a coligação entre CDU e o Partido Ecologista Os Verdes, elegendo três eurodeputados com 12,61% dos votos: João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas.
O Partido da Terra, com 7,14% dos votos, conseguiu colocar em Bruxelas dois deputados: Marinho Pinto e José Inácio Faria.
Já o Bloco de Esquerda elegeu a eurodeputada Marisa Matias com quase 4,56% dos votos dos eleitores portugueses.
TSF\audio\2019\05\noticias\22\22_maio_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_sara_de_melo_rocha_98
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.