Corpo do artigo
O número de óbitos e infeções por Covid-19 têm vindo a aumentar em Portugal. Os esforços de contenção do contágio nem sempre resultaram e obrigaram de novo, em outubro e novembro, à adoção de medidas restritivas em 121 concelhos.
A declaração do estado de emergência permitiu, por exemplo, aplicar o recolher obrigatório e o dever cívico de confinamento.
A forma como o Governo e os cidadãos têm lidado com a pandemia, a forma como o setor social e os privados do setor da saúde têm sido chamados a intervir neste problema, o que falhou ou não no planeamento da segunda vaga, a capacidade do serviço Nacional de Saúde e os planos de contingência dos lares são questões que importa debater de modo a unir esforços no combate a esta doença.
Apesar de ter aumentado a esperança na obtenção de uma vacina, anunciada recentemente pela empresa norte-americana Pfizer e pela alemã BioNTech, o produto continua em testes e ainda não foi validado nem distribuído. Até lá todos os contributos são bem-vindos para que se consiga travar a progressão de uma doença que tem um impacto brutal a nível económico e social.
A conferência foi emitida em direto nos sites do JN, da TSF e no Linkedin do BPI, pode consultar o programa completo aqui.
12930845