Mais do que um título, a certificação PME e o selo PME líder, além de garantirem alguns benefícios importantes, atestam a credibilidade e reputação das organizações perante o mercado.
Corpo do artigo
As empresas têm hoje ao seu dispor duas importantes ferramentas de valorização: a Certificação PME e o selo PME Líder.
A Certificação PME é obtida através do portal do IAPMEI, e permite aferir de forma precisa e oficial a dimensão das entidades: micro, pequena ou grande empresa.
Esta certificação tem vindo a ser solicitada por um número cada vez mais abrangente de entidades, entre as quais a banca, e a ter uma maior relevância para obtenção de benefícios fiscais, assim como candidaturas a apoios e incentivos.
Um dos benefícios com impacto mais significativo ocorre no momento de partilha de lucros decorrente da liquidação e dissolução de empresas, através do qual a tributação pode ser reduzida em 50% quando se comprove que a empresa era uma PME.
Já o Estatuto de PME Líder, desenvolvido também pelo IAPMEI, mas em parceria com o Turismo de Portugal, a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua, pretende distinguir as PME com melhor desempenho financeiro e perfil de risco em Portugal.
O Estatuto PME Líder é um selo de reputação, que pretende distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.
Trata-se de um reconhecimento público das melhores práticas de gestão, do sucesso da estratégia empresarial e do contributo da organização para a economia nacional.
Torna-se assim relevante que as empresas procedam anualmente à renovação destas certificações, que para além de garantirem alguns benefícios importantes, atestam a credibilidade e reputação das organizações perante o mercado.