No centenário do nascimento da escritora, Vila Nova de Gaia recupera a exposição "Um Porto a Sophia Andresen", no Arquivo Municipal de Gaia. Uma sugestão cultural para conhecer junto à Praça de Natal Jogos Santa Casa.
Corpo do artigo
Já é conhecida a ligação histórica da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen a Vila Nova de Gaia. O cruzamento entre a autora e a cidade é contado na exposição "Um Porto a Sophia Andresen", que está patente no Arquivo Municipal de Gaia.
"Temos vários documentos, fotografias e registos comprovativos da ligação da família Andresen a Gaia", refere Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
TSF\audio\2019\12\noticias\12\pracanatal12
A exposição demonstra "a intervenção e a importância" que a família de Sophia de Mello Breyner teve, na época, em Gaia. Tudo começou no século XIX, com um episódio imprevisto...
"É uma história curiosa", conta Paula Carvalhal. "O avô [de Sophia], que vinha da Dinamarca em viagem para a grande exploração de mercados - porque a família estava ligada à área do comércio -, aportou em Gaia e teve uma zanga com o capitão do navio, não voltando a embarcar." "Ficou em Gaia, estabeleceu-se e criou o seu negócio de vinho e, por isso, a ligação da família Andresen aos vinhos", explica a vereadora.
"Um Porto a Sophia Andresen" traz também evidências da presença de Sophia em Vila Nova de Gaia, através das férias que passava na Granja. A casa da família - na qual foram inspirados contos como "O Cavaleiro da Dinamarca" - permanece, repleta de memórias, assim como a Praia da Granja, cujo ambiente se reflete em muita da escrita de Sophia.