O uso desta ferramenta permite uma comparação das situações financeiras e operacionais das empresas de hotelaria a nível mundial.
Corpo do artigo
O USALI é um sistema contabilístico usado pelo setor hoteleiro nos Estados Unidos desde 1966. Uma das grandes vantagens de existir uma contabilidade organizada e uniforme para todo o setor é o facto de as demonstrações financeiras das unidades hoteleiras serem comparáveis, tanto pelos utilizadores ao nível interno, entre filiais, como ao nível externo.
O uso desta ferramenta permite uma comparação das situações financeiras e operacionais das empresas de hotelaria a nível mundial.
Além disso, as demonstrações de resultados, realizadas por departamento, permitem obter informação acerca do resultado de cada um para o resultado global da empresa, e desta forma responsabilizar cada área pelo correto uso dos recursos alocados a cada departamento.
Atualmente, em Portugal, é obrigatória a utilização do sistema de normalização contabilística. No entanto, o SNC não permite às empresas de hotelaria ter uma visão de todos os dados necessários para uma gestão eficaz, uma vez que se foca nas grandezas económicas, de uma forma global.
A utilização do sistema USALI pode ser uma mais-valia para as unidades hoteleiras, tratando-se de um modelo menos generalista que engloba as características específicas do setor com um foco na contabilidade de gestão.
Para além de permitir avaliar a qualidade da gestão dentro do próprio setor, através de uma linguagem comum, garante também uma gestão eficiente dentro das unidades e grupos hoteleiros. Apesar de não ser de utilização obrigatória em Portugal, o USALI é uma importante ferramenta de gestão hoteleira como apoio à tomada de decisão.