Da história da pesca ao plástico dos oceanos, tudo no Museu do Mar
Esta semana, no "Na minha praia" viajamos com Gonçalo Cadilhe.
Está aberto desde 2003 e aconteceu por uma razão. Não havia um espaço na Figueira da Foz para albergar a imensa e histórica relação da Figueira com o mar. O Núcleo Museológico do Mar está na zona histórica da vila de Buracos e além da história lembra a atualidade e os problemas que mais afetam os oceanos, como a poluição e a problemática dos plásticos em excesso.
Muitas das atividades que realiza ao longo do ano decorrem precisamente na praia, junto ao mar.
Ana Paula Cardoso é a responsável pelo espaço e é com ela que navegamos pelos três andares deste núcleo museológico do mar.
TSF\audio\2019\07\noticias\17\19_julho_2019_a_minha_praia_na_tsf_nucleo_do_mar_raizes_da_figueira_a_pesca_do_bacalhau_praia_da_fig_da_foz_miguel_midoes_e_joaquim_pedro
A visita na rádio fica incompleta. Não temos tempo para mais.
Mas há um mar de pormenores a descobrir na história da Figueira da Foz e da pesca do bacalhau à linha.
A ligação da Figueira da Foz ao mar foi-se alterando com o passar dos anos, mas mantém-se.
O porto da Figueira continua a ser uma componente económico-social de relevo, as traineiras de pesca entram e saem da barra do Mondego quase todos os dias.
A Figueira é um forte destino de praia no centro do país e as ondas revelam-se uma maré cheia de boas oportunidades para a prática do surf.
Que o dica o embaixador desta semana do programa "A minha Praia", Gonçalo Cadilhe, jornalista e escritor, que escreve sobre viagens que faz por todo o mundo, é aqui sempre que regressa, à sua escolha, à sua terra natal, à sua Figueira da Foz.