Diabetes. A doença silenciosa e o papel dos médicos e do rastreio
Chega sem aviso, atinge uma parte importante da população portuguesa. Em Portugal há milhares de casos por diagnosticar da diabetes.
Corpo do artigo
Em Portugal há milhares de casos de diabetes por diagnosticar. O presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), o professor Davide Carvalho, lembra que esta é uma doença silenciosa, e que só maior informação por parte dos médicos e para os utentes pode ajudar a mudar os números da prevalência da doença.
"A diabetes Mellitus [tipo 2] atinge 14,7% da população portuguesa. O que tem acontecido é que quase 50% destes doentes estão por diagnosticar, por isso se diz que a diabetes é uma doença sem sintomas", explica.
TSF\audio\2020\09\noticias\07\07_setembro_2020_pela_sua_saude_cardiovascular_tiago_santos
"Muitas vezes a primeira manifestação da doença é ter uma complicação aguda, isto é, uma complicação grave cardiovascular, nomeadamente um enfare ou AVC", acrescenta Davide Carvalho.
Uma das medidas importantes é aumentar o diagnóstico por rastreio de pessoas que tenho fatores de risco, defende o presidente da SPEDM. "Pessoas obesas, a partir de uma certa idade, mulheres que tiveram diabetes excecional, mulheres que tiveram filhos com mais de quatro quilogramas", são alguns dos grupos para quem é importante o rastreio alargado.
Sendo possível diagnosticar alterações numa fase de pré-diabetes, é possível intervir nos doentes alterando hábitos de vida. O exercício físico, melhoria da qualidade da alimentação são alguns dos fatores que contribuem para evitar a doença.
Comunicar
A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo tem desenvolvido um problema de informação dos associados e da população médica, mesmo em tempos de pandemia da Covid-19. "A diabetes não para", tem duas sessões online semanais, para ajudar os profissionais de saúde.
Davide Carvalho considera ainda que o trabalho de sensibilização para a doença e para os riscos associados deve ser estendido à população em geral. Seja pelas ações de sensibilização em meio digital, seja através de ações concretas de comunicação, por exemplo, através de órgãos de comunicação social.