Volume de negócios e margem bruta são dois indicadores bastante importantes na vida de uma empresa. Conhece as diferenças?
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O volume de negócios, de forma genérica, corresponde ao montante que resulta da venda dos produtos e da prestação de serviços realizados por uma entidade.
Este conceito, em sede de demonstração dos resultados, é refletido de forma liquida, isto é, após dedução dos descontos e abatimentos sobre vendas, do imposto sobre o valor acrescentado e de outros impostos diretamente ligados ao volume de negócios.
Intrinsecamente ligado ao conceito de volume de negócios, está o cálculo da margem bruta, essencial para os gestores conseguirem avaliar a rentabilidade do negócio.
Não é suficiente apenas analisar o que foi faturado e assumir que o que resta no final do período é lucro ou prejuízo. É necessário considerar também a margem bruta, por forma a ter uma visão objetiva de quanto a empresa realmente ganha com a venda dos produtos ou serviços.
Por outras palavras, a margem bruta corresponde à diferença entre as receitas e os custos de produção das mercadorias vendidas e serviços prestados, sendo uma forma de medir a rentabilidade de um determinado negócio.
Através do cálculo da margem bruta, é possível determinar a percentagem de lucro obtido em cada produto ou serviço vendido, o que traz claras vantagens do ponto de vista de estratégia comercial e de vendas.
Por outro lado, permite ainda formular uma estratégia de pricing adequada e dirigida, assim como ajuda à tomada de decisão quanto à manutenção ou descontinuação de produtos ou serviços.