Equipas dos cinco continentes na edição deste ano do Youth Festival

Kenya's Lavin Asego prepares to kick the ball during their match against China at the Hong Kong Sevens rugby tournament in Hong Kong March 28, 2008. REUTERS/Victor Fraile (CHINA) - GM1E43S1LUI01
REUTERS
Dos estreantes do Luxemburgo a equipas de Namíbia ou Austrália, o maior torneio de formação de râguebi em Portugal recebe este ano um número recorde de participantes, com 300 jogos no mesmo final de semana.
O Estádio Universitário de Lisboa recebe este sábado e domingo mais de 3.000 atletas juvenis no Youth Festival. O maior torneio de formação da modalidade em Portugal, recebe este ano um número recorde de equipas, 118, incluindo clubes e escolas de râguebi dos cinco continentes.
TSF\audio\2019\04\noticias\10\10_abril_2019_tsf_rugby_tiago_santos
Nas provas femininas, Portugal está mais uma vez representado por seleções que juntam atletas de vários clubes. Sofia Nobre, antiga internacional em embaixadora do evento espera que este seja um momento de crescimento para as atletas nacionais. "No ano passado jogaram râguebi de XV, mesmo não estando habituadas", motivo de orgulho até porque a seleção nacional conseguiu um segundo lugar num dos escalões de formação femininos.
O torneio é também um ponto de encontro internacional. Manuel Gaivão é um dos responsáveis da comitiva do CSCE Luxemburgo, um clube formando a partir das comunidades emigrantes naquele país há 30 anos. O clube tem hoje mais de 200 atletas de 30 nacionalidades diferentes, e entre eles, explica Manuel Gaivão, também jogadores portugueses. "Temos portugueses que jogam pela seleção do Luxemburgo, e recentemente também atletas que estiveram com a seleção portuguesa de sub-20", motivo de confiança no crescimento da modalidade no Luxemburgo.