O Portugal Rugby Youth Festival volta para mais uma competição intensa, em que um jogo se decide num minuto e em que a cada minuto de jogo nasce um campeão.
Corpo do artigo
Pelo 11º ano consecutivo vai realizar-se, nos dias 13 e 14 de abril, no Estádio Universitário de Lisboa, o Portugal Rugby Youth Festival (PRYF). Organizado pela Move Sports, este torneio juvenil misto que envolve mais de 3 mil jogadores tem como title sponsor a Dove Men + Care e como media partner oficial a TSF.
O apoio da Dove Men + Care ao PRYF é motivado pela dimensão do festival e pelo impacto que tem na formação dos jovens nos valores deste desporto, com destaque para a força e resiliência, que no râguebi coexistem com o cuidado, respeito e camaradagem. A marca reconhece também a importância mundial que este torneio juvenil adquiriu, visto que traz a possibilidade de desenvolver o desporto em Portugal de forma única, ao possibilitar a comunhão entre países com tradição de râguebi e os clubes e atletas nacionais, que competirão em escalões masculino e feminino de SUB 13, 15, 17 e 19.
Já a rádio noticiosa TSF prepara uma vasta cobertura do festival juvenil de râguebi, tanto nas suas plataformas digitais como na antena. Vai, assim, produzir vários programas informativos sobre o festival, com transmissão na antena da rádio às quartas-feiras às 16h15 e às 22h00. A rádio vai ainda cobrir os dois dias da competição, em que 118 equipas competirão em cerca de 350 jogos, divididos em 6 escalões distintos. O interesse da TSF é gerado pelo facto de que o PRYF é hoje um dos mais reconhecidos torneios juvenis de râguebi, envolvendo equipas dos cinco continentes.
Isto porque um dos elementos fundamentais da identidade do Portugal Rugby Youth Festival é a adesão, desde a primeira edição, da comunidade global de râguebi. No total das onze edições participaram 190 equipas internacionais, das quais 55 este ano. As grandes nações do râguebi, como Inglaterra, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Irlanda, Escócia e Gales, estiveram sempre presentes, mas também os EUA, Espanha, Itália, Namíbia, Zimbabwe, Suécia, Sri Lanka, Malta, Brasil, Bélgica, Catar e Luxemburgo estiveram representados. Nestas onze edições jogaram 18 mil jogadores com idades entre os 12 e os 18 anos, sendo que há jogadores que tiveram a primeira participação no escalão de SUB 13 e fizeram todo o percurso até SUB 19, sendo hoje internacionais pelos seus países.
Desta forma, vários clubes importantes do mundo do râguebi escolheram o PRYF para testar e dar experiência aos seus jogadores. Para alguns destes clubes, a estratégia escolhida foi a de dar a primeira experiência de competição internacional aos seus jogadores, nos escalões de SUB 13 e SUB 15. Para outros, a estratégia foi a de testar as suas equipas já no escalão de SUB 19.
AAssim, para os jovens jogadores em competição, o Portugal Rugby Youth Festival é o cenário de todas as emoções. A luta, a superação individual e da equipa contra o adversário e a sensação provocada pela vitória estão sempre presentes. E apesar de ser dentro do campo que se ganha admiração e respeito pela equipa e pelos jogadores adversários, é fora do campo que se criam amizades que duram para a vida. E para a maioria dos participantes, o Portugal Rugby Youth Festival é um momento que dura para sempre para sempre.