De Portugal à Dinamarca com a mesma carta de condução sem qualquer problema? Sim, é possível: todos os títulos europeus têm a mesma apresentação desde 2013.
Corpo do artigo
Se estiver válida em Portugal, também vai estar válida em qualquer outro Estado-membro da União Europeia. Em 2013, Bruxelas decidiu que todas as cartas de condução dos países membros têm a mesma apresentação: são impressas em cartão plastificado e têm a forma e as dimensões de um cartão multibanco.
As autoridades de outros países europeus só não vão aceitar documentos provisórios ou guias de substituição, tem mesmo de ter o documento original e dentro da validade.
TSF\audio\2019\01\noticias\29\29_janeiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_17
Quanto ao seguro automóvel, as regras europeias ditam que a apólice emitida no país de residência tem cobertura em toda a União no caso de ser responsável por lesões corporais de outras pessoas. Essa apólice é válida durante o período do contrato assinado com a seguradora.
A legislação europeia assume que a chapa de matrícula do carro é prova de que tem um seguro de responsabilidade civil. Por isso, normalmente, a polícia de outro país não vai mandar parar para verificar a existência de seguro. Ainda assim, para evitar complicações desnecessárias, as autoridades aconselham a que tenha sempre os documentos presentes.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.