São as chamadas fake news e estão cada vez mais presentes no discurso político e social. União Europeia tem em marcha um plano de ação contra a desinformação.
Corpo do artigo
Estão cada vez mais presentes no discurso político e social e são uma preocupação para a sociedade. De acordo com o Eurobarómetro de março de 2018, 85% dos inquiridos consideram as notícias falsas como um problema nos respetivos países, 83% consideram-nas um problema para a democracia.
Ainda em 2015, a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, criou uma equipa para recolher e desmistificar a campanha de desinformação anti-União Europeia e pró-Kremlin. Chamado EastStrat Com, este grupo de trabalho tinha, entre outros objetivos, uma comunicação eficaz de promoção das políticas europeias no bloco de leste, bem como melhorar a capacidade europeia para prever e responder a atos de desinformação de atores externos.
TSF\audio\2019\02\noticias\12\11_fevereiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_26
Já em 2017, o Parlamento Europeu convidou a Comissão a estudar mais cuidadosamente a questão das fake news. De resto, o serviço de estudos do Parlamento Europeu criou um documento que ajuda os cidadãos a identificar notícias falsas em ambiente digital. Nunca é demais recordar que deve ver se confia no órgão de comunicação social, se se trata, de facto, de um órgão de comunicação social, pesquisar o autor e as fontes citadas nos artigos.
A União apoia várias iniciativas destinadas a garantir que todos os cidadãos possam compreender e interagir com os meios de comunicação digitais e que estão em linha com uma consulta pública da Comissão junto de peritos e da sociedade civil sobre desinformação e notícias falsas. Nas principais conclusões, os peritos sublinham que de forma a combater este fenómeno, devem existir melhorias ao nível da literacia mediática e das ferramentas para utilizadores e jornalistas combaterem a desinformação.
A poucos meses das eleições europeias, está também em marcha um plano de ação contra a desinformação com medidas concretas e que deverão ser implementadas ao longo destes meses. Por exemplo, o plano inclui um sistema de alerta rápido para sinalizar campanhas de desinformação em tempo real.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia"faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.