A União Europeia desenvolveu vários programas de apoio a projetos que promovam eventos culturais junto de comunidades rurais, longe dos centros urbanos.
Corpo do artigo
Quem quer levar a arte para fora das grandes cidades pode deparar-se com uma série de obstáculos mas o programa Europa Criativa da União Europeia tem financiamento específico para apoiar e promover as artes nas zonas rurais da Europa.
Um dos desses projetos - o SPARSE - promove digressões culturais no mundo rural, levando companhias de artes cénicas de vários países a atuar nas zonas fora dos centros urbanos.
Já o projeto Rede Tramontana dedica-se exclusivamente a comunidades rurais e montanhosas de países como Portugal, França, Itália, Espanha e Polónia, com o objetivo de documentar e divulgar o património imaterial de pequenas comunidades.
TSF\audio\2019\02\noticias\22\22_fevereiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_35
São tradições orais que passam de geração em geração mas que podem ser arquivadas para memória futura. O projeto liga comunidades rurais e arte através de residências de artistas, exposições e mostras de cinema, mas também captação de vídeo e som e workshops em escolas, com o objetivo de chegar a 100 mil pessoas na Europa.
O apoio à cultura em zonas rurais acontece também através do programa Vital Village que, com a ajuda de fundos europeus, pretende promover uma partilha de experiências culturais em pequenas comunidades.
A ideia é traçar um mapa das diferentes organizações culturais em comunidades fora dos centros urbanos e fomentar o networking para que, juntas, possam acompanhar e preparar a transformação cultural nas zonas rurais.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.