As Fusões e Aquisições de empresas são muito dependentes do contexto nacional e internacional e das envolventes macroeconómicas e políticas. Além disso, afiguram desafios culturais, organizacionais e económicos para as empresas envolvidas, que devem ser antecipados e geridos por uma equipa especializada e com competências multidisciplinares.
Corpo do artigo
Com a ainda recente tomada de posse da nova administração nos EUA, não se afigura para já uma alteração da sua posição isolacionista, uma vez que as envolventes macroeconómica e geopolítica se mantêm muito centradas nas tensões com a China. Isto dificulta políticas mais expansionistas e propícias aos mercados internacionais. Assim como não favorece o desenvolvimento de um mercado transacional "ativo", limitando-o não só nas transações de alto nível, mas também em todas as demais.
Transversalmente, mantêm-se o enorme desafio da mitigação da atual pandemia, com consequências de natureza sanitária, económica e social difíceis ainda de estimar com fiabilidade, em particular no que diz respeito à solvência do tecido empresarial. Muitas das empresas dos setores mais afetados já operaram processos de reestruturação acelerados, de desinvestimento ou de descontinuação de operações e terão atingido um estágio de inflexão.
Por outro lado, verificou-se uma alavancagem nas taxas de utilização de meios digitais no que diz respeito a transações comerciais e a trabalho remoto, o que se poderá traduzir em oportunidades transacionais que poderão impulsionar a atividade de fusões e aquisições em setores como os das TI ou da denominada "economia verde".
Notar ainda que as consequências do Brexit na atividade de fusões e aquisições a nível mundial não são ainda evidentes. Apesar do acordo conseguido entre o Reino Unido e a União Europeia, que garante a continuidade do comércio livre de tarifas, devem ser consideradas volatilidades no momento da decisão de investir ou transacionar, que devem ser encaradas como um desafio e uma oportunidade no desenvolvimento de processos de fusões e aquisições.
As transações de M&A, ou Fusões e Aquisições, são muito dependentes do contexto nacional e internacional e das envolventes macroeconómicas e políticas. Além disso, afiguram desafios culturais, organizacionais e económicos para as empresas envolvidas, que devem ser antecipados e geridos por uma equipa especializada e com competências multidisciplinares.