Gaia tem muita história para oferecer. Que tal começar pelo Mosteiro de Grijó?
A Praça de Natal dos Jogos Santa Casa está instalada em Vila Nova de Gaia, uma cidade com muita história para conhecer e monumentos para visitar.
Corpo do artigo
Vila Nova de Gaia tem um vasto património religioso. Um dos edifícios mais emblemáticos é o Mosteiro de Grijó, que teve origem numa pequena capela, no século X, mas foi no século XVI que cresceu.
Paula Carvalhal, vereadora da Cultura de Gaia, conta que foi nesta altura que o edifício "evoluiu de uma pequena capela para o que é hoje, um mosteiro". "A planta original do mosteiro foi desenhada em 1572, tendo sido concluído em 1626", precisa.
Tanto no exterior como no interior, o Mosteiro de Grijó é rico em pormenores. "Destaca-se um órgão de tubos, com origem no final do século XVIII e início do século XIX, (...) as artes decorativas em azulejo, características do Barroco, a capela-mor, (...) e a fachada, que tem influências flamengas e, em 1923, foi enriquecida com um vitral da autoria do mestre Júlio Resende", salienta Paula Carvalhal.
Para historiadores e curiosos, o edifício contém ainda outra particularidade: o túmulo de D. Rodrigo Sanches. Também parte da história do Mosteiro de Grijó é ainda a ligação estreita às rotas da fé - quer para Fátima, quer para Santiago de Compostela - preservando-se a imagem do mosteiro como porto de abrigo para peregrinos.
Em peregrinação ou não, depois de visitar este histórico mosteiro, não se esqueça de passar pela Praça de Natal dos Jogos Santa Casa, no centro do município até dia 1 de janeiro.