Se vai à Praça de Natal dos Jogos Santa Casa, em Gaia, porque não aproveitar para descobrir também o património histórico do município?
Corpo do artigo
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a Capela de Quebrantões pertence à família Condes de Campo Belo desde 1483.
O edifício da Capela de Quebrantões é composto por um arco em volta perfeita, com um brasão de família. No interior, o nosso olhar prende-se numa imagem de pedra policromada da Nossa Senhora da Conceição, que data do século XVIII.
Paula Carvalhal, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, lembra que a capela mantém as características originais românticas.
A Capela de Quebrantões faz parte do Roteiro dos Sítios, a visitar em Vila Nova de Gaia. Para quem gostar de caminhar, daqui pode descer até ao passadiço de Oliveira do Douro, um percurso que liga o cais de Quebrantões ao Jardim do Areínho, sempre junto ao Rio Douro.
E porque não terminar o dia na roda gigante ou na pista de gelo da Praça de Natal dos Jogos Santa Casa, em Gaia?