Mais de 19.500 eleitores pediram para votar antecipadamente nas eleições para o Parlamento Europeu.
Corpo do artigo
Segundo dados oficiais do ministério da Administração Interna enviados à TSF, o distrito de Lisboa foi o que registou mais pedidos (8581), seguido do Porto (3014 e de Coimbra (1114).
Até esta quinta-feira à noite, todos os eleitores recenseados em território nacional podia registar-se na plataforma de voto antecipado em mobilidade , uma das novidades destas eleições.
Os inscritos poderão votar antecipadamente - já este domingo dia 19 de maio - em qualquer município capital de distrito ou em qualquer ilha das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sem terem de invocar qualquer motivo para tal.
Os eleitores que o tenham requerido o voto antecipado devem dirigir-se à mesa de voto por si escolhida, identificar-se e indicar a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral. Depois de recebem um comprovativo do exercício do direito de voto.
Nas ultimas eleições autárquicas, quando apenas alguns segmentos da população podiam votar antecipadamente, houve cerca de 3.300 pedidos de voto antecipado.
Para além do voto antecipado em mobilidade, foi eliminado o número de eleitor, bastando agora a apresentação do documento de identificação civil e os cadernos eleitorais estão agora organizados por ordem alfabética.
Como habitualmente, para saber o local de voto, os eleitores poderão consultar os editais afixados na junta de freguesia e na câmara municipal e, nos 15 dias antes das eleições, também na Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando uma mensagem -gratuita - para o número 3838, com a mensagem "RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento (ordenada por ano, mês e dia)": por exemplo, "RE 7424071 19820803".
As Eleições Europeias decorrem entre 23 e 26 de maio, consoante o Estado-membro. Em Portugal estão marcadas para dia 26 de maio.