Moneris e Agências de Viagem e Turismo celebram protocolo a pensar no PRR
Parceria assinada durante a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa vai permitir uma nova visão dos fundos europeus às associadas da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo. Objetivo passa por ajudar a potencializar ao máximo a oportunidade no acesso a verbas do PRR e do Portugal 2030.
Corpo do artigo
A Moneris e a Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) estabeleceram um protocolo de cooperação, através do qual as agências de viagens e operadores turísticos associados passam a beneficiar de apoio no acesso aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030.
De acordo com o protocolo que foi assinado durante a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, a consultora Moneris vai, através da associação, disponibilizar às empresas conteúdos especializados, ações de informação e sensibilização como workshops e webinares direcionados sobre a estrutura e as medidas relevantes dos Fundos Europeus e do PRR para os associados da APAVT, detalhando as iniciativas projetadas em cada uma das medidas.
A Moneris disponibiliza-se também a dar aconselhamento especializado aos associados da APAVT no âmbito das candidaturas em aberto e das linhas de financiamento disponíveis, verificando também a viabilidade económico-financeira de uma candidatura aos Fundos Europeus ou ao PRR. Sendo viável, este protocolo garante aos associados da APAVT condições vantajosas na elaboração e acompanhamento de candidaturas.
Os desafios que o setor tem enfrentado trouxeram os apoios e incentivos para a ordem do dia de todas as empresas, que procuram assegurar as melhores condições de financiamento, quer para suportar as dificuldades financeiras, quer para aquelas que estão numa fase de crescimento. Este protocolo abre portas a que os associados possam estar mais informados e dinamizar e ter ferramentas mais ágeis no acesso a estes fundos.
O CEO da Moneris, Rui Pedro Almeida, sublinha a afinidade que a empresa tem com o setor do turismo, dando mesmo o exemplo do Centro de Competências criado para "pensar estrategicamente esta importante atividade económica. Citado num comunicado, Rui Pedro Almeida destaca ainda que o "conhecimento consolidado do setor" permite à Moneris "aportar valor e acompanhar estas empresas nesta fase de retoma e em que serão disponibilizados fundos europeus de apoio à sua recuperação e ao seu desenvolvimento".
"Vamos trabalhar com a APAVT no apoio às agências de viagem e garantir que estas maximizam o acesso aos fundos comunitários disponíveis, com condições exclusivas para o setor, numa clara aposta em sermos o seu parceiro de referência", conclui o CEO da Moneris.
Já para Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, "fica agora preenchida, num momento particularmente oportuno, a satisfação de uma necessidade antiga de todos os associados: a necessidade de serem acompanhados nos processos relacionados com o acesso a fundos comunitários".