Pela primeira vez, a consultora Moneris lança um anuário sobre o setor da educação com destaque para a análise do ensino em Portugal e com especial enfoque no ensino internacional.
Corpo do artigo
Seguindo uma tradição que já tem noutros setores de atividade, a consultora Moneris criou, pela primeira vez, um Anuário da Educação. A ideia passa por mostrar a análise do ensino em Portugal, percorrendo as metas definidas para a educação e a formação, bem como os rankings nacionais de educação, com um olhar especial sobre o ensino internacional em Portugal.
Na nota enviada à imprensa, a consultora nota que foram muitos os temas percorridos, procurando abordar os principais desafios, orientações, oportunidades e inovações do setor. Entre eles, "a importância dos relatórios de gestão no setor da educação", "a resposta educativa à pandemia", "a Educação Internacional em Portugal e no Mundo" ou o acolhimento de docentes internacionais.
O anuário produzido pelo Centro de Competências em Educação da Moneris, destaca ainda as "oportunidades de investimento no setor da Educação", "a transformação digital na educação", a "educação para as Ciências - preparar mulheres do Séc. XXI" e a "formação contínua e a ligação da Academia às empresas".
Além de sublinhar o "papel fundamental" da Educação no desenvolvimento social e económico das sociedades, a consultora nota que este é "um setor transversal a qualquer atividade económica, com uma forte correlação no desenvolvimento e mobilidade social e um enorme peso na atratividade do país".
Para Rui Almeida, CEO e managing partner da Moneris, "uma ligação mais estreita entre as salas de aulas e a vida das empresas, entre o ensino e o mundo dos negócios, permitirá construir um caminho de maior valorização dos alunos, dos docentes e das empresas", sendo este anuário mais um contributo nesse sentido.
O anuário pode ser consultado aqui.