É um dos principais desafios para as empresas de consultoria: a atração e retenção de talentos. Mas porquê?
Corpo do artigo
O atual contexto socioeconómico constitui uma enorme oportunidade, mas também um colossal desafio para o setor da consultoria.
Já antes daquele que foi designado o momento da "the great resignation", em início de 2021, as empresas de consultoria estavam confrontadas com uma escassez de recursos. A insuficiente quantidade e qualidade de recursos é, aliás, a grande causa de churn de clientes para as empresas do setor da consultoria.
A pandemia veio, de facto, acelerar um conjunto de desafios laborais, com redobrada incidência no atual contexto pós-pandémico.
A escassez de mão-de-obra está a espalhar-se por todos os países, dos EUA à Europa, alastrando-se genericamente a todos os setores, colocando em causa a sua recuperação.
Um dos principais desafios tornou-se, assim, para as empresas, a atração e retenção de talentos.
No setor da consultoria assiste-se a um êxodo de profissionais que procuram uma ocupação menos exigente, não apenas em termos de ocupação de tempo, mas também quanto à exigência de mobilidade e disponibilidade para viajar, ou de responsabilidade assumida perante deadlines constantes na vertigem que o mundo dos negócios impõe.
Em simultâneo, verifica-se uma escassez de novas pessoas a entrarem na vida profissional, fruto dos fenómenos demográficos que deixam claro um envelhecimento da população mundial, algo que em Portugal é porventura ainda mais visível, deixando evidente uma escassez de recursos que tende a acentuar-se com o passar do tempo.
Assistimos, por outro lado, a mudanças rápidas e irreversíveis na procura de profissionais com qualificações diferenciadas, designadamente no plano tecnológico. Não é por acaso que hoje algumas das profissões que oferecem melhores remunerações são, de facto, relacionadas com as áreas informáticas e de sistemas de informação, em diversas dimensões que vão desde a cibersegurança à programação.
O reskilling e upskilling de profissionais é, assim, para as empresas de consultoria, um tema na ordem do dia, condicionando a capacidade de responder às exigências do mercado e às necessidades dos clientes.