As PME que se posicionem proativamente terão, entre outras, uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, quer no acesso ao investimento, mas também na redução de custos, no potencial de atração de parceiros e negócios ou na captação de talento.
Corpo do artigo
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável está mudar o cenário dos negócios onde Pequenas e Médias Empresas (PME) têm um impacto global no cumprimento dos objetivos estabelecidos, já que representam 90% das empresas do mundo e empregam 50% da força de trabalho.
Os bancos e outras instituições financeiras, os investidores institucionais e as empresas cotadas têm já obrigações de reporte e começam agora a exigir informações aos seus fornecedores e clientes para atender aos seus próprios requisitos.
Neste contexto, as PME que se posicionem proativamente terão uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, quer no acesso ao investimento, mas também na redução de custos, no potencial de atração de parceiros e negócios, na captação de talento, na angariação e fidelização de clientes, no prestígio e posicionamento da marca, e ainda numa melhor gestão e mitigação do risco, assim como uma melhor adaptação a mudanças iminentes.
A boa notícia é que as PME europeias não estão a começar do zero. A maioria já desenvolveu iniciativas de sustentabilidade, como políticas de Governança, gestão de riscos, bem-estar dos colaboradores, impacto ambiental ou envolvimento com a comunidade.
A má notícia é que apenas 8% das PME estabeleceram metas de neutralidade carbónica para 2050. Segundo um estudo da ACCA, um em cada quatro decisores sente que não tem as capacidades profissionais necessárias para se tornar sustentável.
O segredo está em encontrar parceiros que entendam a sua organização e tenham o conhecimento necessário para o acompanhar neste enorme desafio que é criar e implementar uma estratégia de sustentabilidade, sem pôr em causa o negócio e a sua identidade. Se conseguir fazê-lo agora, terá seguramente uma empresa mais ágil, mais forte e mais resiliente, com uma enorme vantagem competitiva no mercado.