
Wikimedia Commons
O "Na minha praia" foi visitar o Palácio Nacional de Sintra.
Falar no Palácio Nacional de Sintra no singular é redutor porque, no fundo, é um aglomerado de palácios, um espaço sempre atribuído ao domínio das rainhas e com funções de gestão económica e judicial do território. O paço medieval ou dionisino, o paço joanino e o paço manuelino, pelo menos três épocas da história da monarquia portuguesa de mãos dadas em pleno centro da vila de Sintra.
É este sim que tem as duas famosas chaminés brancas, que são, por exemplo, símbolo do logótipo da autarquia local, e que nos saltam à vista na paisagem verde encimada pelo castelo dos mouros e o palácio da Pena.
Entrámos, fomos explorá-lo, com o apoio do seu diretor, o arquiteto António Nunes Pereira.
TSF\audio\2019\08\noticias\05\06_agosto_2019_a_minha_praia_na_tsf_palacio_nacional_de_sintra
Uma cama de aparato única no país.
Está exposta numa das salas do Palácio Nacional de Sintra.
Também aqui no paço há reencontros musicais, com música medieval, renascentista e até música islâmica. Concertos mais raros e especiais, que podem ser ouvidos, dirias até, vividos neste espaço museológico vivo.
Aliás, a ideia base da Parques de Sintra - Monte da Lua, que gere este e outros espaços históricos de Sintra é mesmo essa dar vida, possibilitar viver todos estes monumentos históricos que povoam a Serra de Sintra.