O papel dos gestores de topo na defesa da cultura, marca e legado para futuro
São os líderes quem, por regra, estabelece e fomenta a sua reputação, desenvolve e implementa a sua cultura e estabelece as estratégias e operações a serem conduzidas. Mas não só: são eles quem formam os líderes do futuro.
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Os gestores de topo de uma empresa, sejam os sócios, gerentes, partners ou administradores, são peças fundamentais na construção e defesa da cultura, marca e legado das empresas que lideram.
São os líderes quem, por regra, estabelece e fomenta a sua reputação, desenvolve e implementa a sua cultura e estabelece as estratégias e operações a serem conduzidas.
No que respeita à cultura empresarial, cabe-lhes definir o caminho a ser seguido e os comportamentos a serem adotados por toda a equipa, do topo à base, incorporando de forma determinada a cultura da empresa e os desígnios que se pretendem atingir.
Serão os gestores de topo aqueles que personificam a marca da empresa e, a forma como a lideram, será determinante no atingir dos objetivos delineados.
A sua capacidade em incorporar os valores da empresa será tão mais importante quanto a sua capacidade em fazê-la chegar aos seus clientes - sejam os já existentes, sejam aqueles que se pretendem conquistar - pois será desta capacidade em demonstrar o valor da empresa e a mais-valia dos seus serviços ou produtos que estes clientes se fidelizarão e continuarão, no futuro, a reconhecer o valor desse trabalho em conjunto.
Finalmente, cabe-lhes um papel não menos importante: o de serem capazes de formar e treinar os futuros líderes das suas empresas, que assegurem a continuidade.
Recrutar esses talentos será uma das tarefas mais importantes dos líderes de hoje, cabendo-lhes promover a formação e mentoria necessárias para que estes adquiram os valores da empresa, interiorizem a sua cultura e venham a contribuir de forma determinante para a sua continuidade.