"Mais e melhor emprego" é uma das principais bandeiras da União Europeia. Por isso mesmo, há mais de 60 anos que foi criado o Fundo Social Europeu, o principal instrumento para promover o emprego, ajudar as pessoas a conseguirem melhores empregos e a garantir oportunidades mais justas para todos os cidadãos europeus.
Corpo do artigo
Mais jovens ou mais velhos, trabalhadores ou desempregados - todos são beneficiários do Fundo Social Europeu, verbas destinadas a investir no capital humano e nas competências dos cidadãos no mercado de trabalho.
A Comissão Europeia estima que, todos os anos, o fundo social europeu ajude 10 milhões de pessoas a encontrar emprego ou a melhorar competências com vista a um trabalho futuro.
No atual quadro - que diz respeito ao período entre 2014 e 2020 -, o Fundo disponibiliza 80 mil milhões de euros para formar as pessoas, promover a inclusão social, melhorar a educação e a formação, bem como ajudar a melhorar a qualidade dos serviços públicos.
TSF\audio\2019\01\noticias\30\30_janeiro_2019_sabia_que_a_hora_da_europa_18
Tanto a estratégia como o orçamento do Fundo Social Europeu são negociados conjuntamente entre Governos, Parlamento Europeu e Comissão Europeia, sendo o financiamento concedido a várias organizações - públicas, privadas e da sociedade civil - e que ajudam os cidadãos a encontrar ou manter o emprego.
Em Portugal, há vários exemplos de projetos financiados pelo Fundo. O "Escolhas" é um programa educativo que começou em 2001 com o objetivo de criar oportunidades para os jovens, promover o acesso à educação e combater a marginalização. Tem apoiado cerca de 20 mil pessoas por ano com a ambição de melhorar o sucesso escolar em 65%.
Há também o exemplo dos Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante. Foram criados em 2004 e prestam apoio a quem procura integrar-se na sociedade portuguesa, nomeadamente em áreas como o estatuto jurídico, a integração no mercado, as oportunidades educativas ou o reagrupamento familiar de migrantes. São cerca de 360 mil as pessoas que anualmente recorrem a este projeto.
"Sabia que? Tudo o que precisa de saber sobre a União Europeia" faz parte do projeto da TSF A Hora da Europa, com o apoio do Parlamento Europeu.